Post Page Advertisement [Top]

As Décadas em Nossas Vidas: Parte II - Os anos 60!


 Os inacreditáveis anos 60 podem ser considerados por  muitos como a mais importante e significativa década, pelo menos em aspectos Culturais e comportamentais. Começou como uma época doce e inocente e terminou de forma explosiva, tumultuada e tensa.
 John Kennedy é eleito Presidente dos E.U.A.  e era um símbolo de esperança para muitos, mas foi assassinado em 1963. No Brasil, ocorre um Golpe MIlitar em 1964, iniciando uma Ditadura que se estenderia por quase duas décadas. Na segunda metade da década começa a Guerra do Vietnã, conflito duramente criticado, principalmente pelos Hippies, pessoas que seguiam o Movimento Hippie, que viviam uma utopia de "paz e amor" e defendiam a vida em comunidade, condenando o Capitalismo, Autoritarismo, Preconceito Racial e, claro, Guerras. No ano de 68, uma onda de protestos na França marcariam para sempre aquele ano como um dos mais importantes e simbólicos do século XX.
  Foi um período maravilhoso para a Música Pop, de evoluções, transformações e revoluções que mudariam para sempre a História . Bob Dylan surgia como músico Folk e cantava músicas de protesto. Já era considerado um gênio devido às suas maravilhosas letras e seria futuramente sempre lembrado como um dos maiores compositores de todos os tempos. Causou polêmica ao passar a usar guitarra elétrica em 1965, na que se tornaria a sua mais emblemática canção, "Like a Rolling Stone": perdeu fãs, mas ganhou muitos outros.





 Os Beach Boys surgiram em 62 e, logo estourou com sua música alegre sobre Surf e garotas. Brian Wilson era o líder da banda, e se revelaria um dos maiores gênios da Música Pop, principalmente após lançarem o álbum Pet Sounds, considerado um dos maiores discos já feitos.





   Em 63, The Beatles lançavam seu primeiro disco, Please, Please Me. No ano seguinte a banda chegava aos Estados Unidos, causando uma histeria sem precedentes. Quando o grupo se apresentou no Ed Sullivan Show, o país inteiro parou para assistir, tendo inclusive não havendo nenhuma ocorrência policial durante o período. O grupo formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se tornaria o maior fenômemo da História da Música, seguido de perto apenas por Elvis Presley. Para muitos o Mito de Elvis pode ser até maior mas os Beatles, além da fama, mudaria a Música para sempre através de álbuns como Rubber Soul, Revolver, Sargeant Peppers Lonely Hearts Club Band, Abbey Road, além de incontáveis canções que ecoariam pela eternidade.












 Além dos Beatles, uma leva de bandas da Inglaterra (Rolling Stones, The Who, The Kinks, The Animals...) estourariam nos E.U.A., o que seria chamada de Invasão Britânica. Os Rolling Stones eram os maiores rivais dos Beatles, lançaram obras-primas como Let it Bleed e abriram caminho para seu reinado na década seguinte. The Who estourou com a eterna "My Generation", lançou clássicos com A Quick One e The Who Sell Out e revolucionaria a História do Rock ao inventar a Opera rock com Tommy.











 Na segunda metade da década a Música Psicodélica dominou o mundo, influenciada por drogas lisérgicas como o LSD e culminou na explosão do Movimento Hippie, com seus ideais de Paz e Amor, vida em comunidade e religiões Orientais como Hinduísmo e Budismo. Os Beatles foram um dos principais nomes do Rock Psicodélico,como, por exemplo, no disco e filme Magical Mystery Tour. Rolling Stones, Pink Floyd e The Who também tiveram sua fase Psicodélica. O Jefferson Airplane foi um dos grupos mais emblemáticos dessa época lisérgica. Frank Zappa and the Mothers of Invention satirizaram o álbum Sgt. Peppers com We're in it for the Money. Depois, Zappa foi um dos mestres do Jazz Fusion e, Rock Progressivo na década seguinte. O Velvet Underground fazia um som Psicodélico e mais cru. O início do Art Rock. Um fracasso de público mas um fenômeno de crítica. E revelaria Lou Reed.









 Nos Estados Unidos, surgia o The Doors, grupo liderado pelo poeta e loucaço Jim Morrison. O grupo fazia um Rock inovador que bebia muito do Blues mas também ligado na Psicodelia daqueles anos loucos. Jim lançou a figura de astro do rock a outro patamar: sexy, selvagem, polêmico, suicida. Numa época em que brotava lendas, Jimi Hendrix lançava seus primeiros discos com a sua banda, Jimi Hendrix Experience. Surgia simplesmente a maior Lenda da Guitarra de todos os tempos, um artista gigante que deixou eternizadas suas apresentações nos festivais de Woodstock e Monterrey. E olha que era a época que já tinha Pete Towshend do The Who e Eric Clapton, então no Cream (outra super banda). Também nos E.U.A. surgiria o Creedence Clearwater Revival, banda que remou contra a corrente da Psicodelia e fazia um Rock super clássico e básico, grandes composições que resultaram em incontáveis hits. Uma das grandes bandas da História. Também da América surgiriam The Band, Crosby, Stills, Nash & Young, Greatfull Dead...



 No Brasil, o programa musical Jovem Guarda gerou o Movimento Musical de mesmo nome, estourando nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Ronnie Von, Jerry Adriani, entre outros. Os festivais de Música Popular revelariam Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil ,Os Mutantes...esses artistas criaram o Movimento Tropicália, que mesclava ritmos brasileiros, Rock n' Roll e Psicodelia. Eram artistas engajados politicamente, naqueles duros anos de Ditadura MIlitar.





 No Cinema, Alfred Hitchtcock lançaria clássicos como Os Pássaros e Psicose. Os Beatles brilhavam em A Hard Days Night e Help. Outra enorme contribuição britãnica para a Cultura Pop, James Bond, o eterno agente 007 estreava em 62 nas telas, com O Satânico Dr. No. O primeiro a interpretar o agente foi Sean Connery e a série de filmes atravessaria gerações. Stanley Kubrick realizou Lolita, Dr. Estranho e, claro, 2001, Uma Odisséia no Espaço. Frederico Fellini era um dos maiores diretores do mundo (A Doce Vida, 8 e 1/2) e Sergio Leone fazia obras-primas do Western Spaghetti, como Era uma vez no Oeste. Com o espírito Rock n' Roll da época, Dennis Hopper dirigiu Sem Destino. O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte ganha a Palma de Ouro no Festival de Cannes e é indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro. O diretor Glauber Rocha teve repercussão internacional com Terra em Transe, Deus e o Diabo na Terra do Sol e o Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (Melhor Diretor em Cannes).


 No Futebol, o Brasil ganhava sua segunda Copa do Mundo, no Chile em 62. O Santos de Pelé venceu duas Copas Intercontinentais em 62 e 63. A Inglaterra vence sua primeira Copa do Mundo, em 1966, disputada em seu próprio País.



                                                              Francisco Junior

                   Resultado de imagem para televisão anos 60

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto brother! tive que pesquisar sobre algumas coisas! Enriquecedor! Obrigado por compartilhar tantas pérolas da história. não canso de rever seus textos. Parabéns! Estamos em sintonia!Devia ter mencionado Jefferson Airplane no meu texto... Que achado! Muito foda essa música! Fala sobre Alice no país das maravilhas.

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]

Nossas Redes Sociais
| Designed by Colorlib