Se os anos 60 foram a Utopia de um mundo melhor, de liberdade e da idéia que tudo era possível, na década seguinte era a hora de acordar do sonho. Ou nem isso: várias lendas do Rock morrerram logo nos primeiros anos. Brian Jones se foi um pouco antes, em 69. Depois, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, todos esses aos 27 anos, uma coincidência macabra. Os Beatles se separaram. "O sonho acabou", cantou John Lennon em "God". O Rei do Rock se foi, em 1977. Foram tempos difíceis, da Crise do Petróleo e da continuação da Guerra do Vietnã. A ditadura aqui fervia e ocorria também no Chile, Uruguai e outros países Latino-americanos.

Considero os anos 70 os mais fantásticos e ricos culturalmente. É de se concordar que foram anos de muitos excessos em todos os sentidos. Mas são incontáveis os artistas essenciais e os estilos que surgiram. Vamos tentar relembrá-los.
Após tantas inovações que os Beatles fizeram na Música, muitas bandas com artistas virtuosos queriam mostrar que não haviam limites para experimentações, muito menos para o tempo de duração das suas músicas. Nascia o Rock Progressivo, gênero que ficaria para sempre associado à "viagem" pela sensação que as longas músicas podiam proporcionar. Pink Floyd, Genesis, Emerson, Lake and Palmer, King Crimson, Yes, Jehtro Tull e Rush são alguns dos principais nomes do gênero. O Pink Floyd, liderado por Roger Waters após o afastamento de Syd Barret (fase psicodéilica, 67) se tornou referência do Prog rock. Após discos como Atom Heart Mother e Meddle (e algumas trilhas de filmes), lançaram The Dark Side of the Moon em 1973, uma revolução na História da Música. O disco foi um seucesso sem precedentes, ficando mais de quinze anos na lista dos discos mais vendidos da Billboard (EUA). No auge, ainda lançaram Wish You Were Here, Animals e sua obra máxima, The Wall, Opera Rock que foi encenada nos palcos e gerou um filme magnífico e eterno dirigido por Alan Parker.

Gênero com ligação com o Prog Rock, a Música Eletrônica vinda da Alemanha, que também ficou conhecida como Kraut Rock. Tem como seus principais expoentes o Kraftwerk e Tangerine Dream. Era um gênero frio e por vezes, soturno, que influenciaria o Pós-Punk, New Wave, Synth-pop, e toda a Música Eletrônica no futuro.
O Led Zeppelin lançou seus dois primeiros álbuns ainda em 1969. Sua música tinha um peso vindo da guitarra poderosa de Jimmy Page e das bateras de John Bonham, que muitos consideram a banda percussora do Heavy Metal. Com carreira e discografia espetaculares, com certeza essa foi a maior banda dos anos 70. Para muitos, a maior banda de Rock da História. Robert Plant dominava os palcos com sua voz, performance e beleza. John Paul Jones era o baixista mas tocava teclados,sintetizadores e fazia as orquestarções. Faziam shows históricos e mágicos. A magia acabou após a morte de John Bonham e o grupo se desfez no final da década.
O Black Sabbath lancçou seu primeiro disco em 1970 e foram considerados os criadores do Heavy Metal. Outros grupos como Led Zeppelin e Deep Purple também recebem essa honra mas como têm vários ritmos mais abrangentes, coube ao Sabbath esse título de criadores do Metal. O vocalista Ozzy Osbourne se tornaria para sempre uma Lenda do gênero, assim como o guitarrista Tommy Iommi. Como muitas bandas nos anos 70 ficariam mais para Hard Rock como Led, Purple, Kiss,Alice Cooper, AC/DC e Aerosmith, seria nos anos 80 que o Metal viveria seu auge e força total.

O Glam Rock era um gênero em que fundia o Rock n' Roll com Estilo, com muito Glamour e Glitter. Geralmente os artistas eram Andróginos e não deixavam sua sexualidade definida. David Bowie, T. Rex, Alice Cooper, Mott the Hoople, Sweet e Roxy Music eram alguns dos artistas mais importantes desse estilo.
David Bowie estourou em 69 com "Space Oddity", bem na época da chegada do homem à Lua. Mas foi depois de lançar álbuns como Hunk Dory , The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars e Alladin Sane ,que ele entraria de vez para a História do Rock. Bowie interpretava nos palcos um Rockstar alienígena. Após anos de Glam Rock e estilo andrógino, Bowie mergulhou na música negra norte-americana, com o álbum Young Americans. Depois, ele encarnaria outro personagem, Thin White Duck. Na segunda metade dos anos 70 se mudou para a Alemanha, onde gravaria com Brian Eno (ex Roxy Music) a Fase Berlin da sua carreira, que incluía o disco e a música Heroes, possivelmente sua canção mais emblemática. Essa diversidade de fases e personas faria com que ele fosse nomeado para sempre como Camaleão do Rock.

Os Rolling Stones lançvam sua Obra-Prima, Exile on Main Street e muitos outros discos clássicos como Sticky Fingers, Some Girls e It's Only Rock n' Roll e dominaria o Mundo com suas gigantescas turnês e era, para muitos a maior banda do Mundo. The Who lançou clássicos como Who's Next (seu maior sucesso comercial) e outra Ópera-Rock, Quadrophenia, que viraria filme em 79. O Queen gravaria o Épico , único na História do Rock,"Bohemian Raphsody" e, após dominar as arenas do planeta, gravou os clássicos para (em sequência) "We Will Rock You" e "We are the Champions"
Nos Estados Unidos o Rock era influenciado pela Country Music e pelo som raíz do Creedence, e fervia no Sul do País. Por isso o movimento ficou conhecido como Southern Rock e explodiu nomes como Almann Brothers Band e Lynyrd Skynyrd. Do outro lado do país, o Eagles era uma megabanda cheia de talentos e estourava, principalmente com o hino "Hotel California". Bruce Springsteen and E Street Band explodiriam em 75 com Born to Run e seriam ícones do Rock. Tom Petty and the Heartbreakers surgiriam logo depois.
Depois das grandes bandas da década anterior, e do fim da super dupla Simon and Garfunkel, nos 70 se tornou comum artistas solo que eram também, grandes compositores: Joni Mitchell, James Taylor, Carole King, Carly Simon, Cat Stevens e...Elton John.
Elton continuaria gravando e sendo relevante por cinco décadas (ou seja, até hoje) mas foi nos 70 o seu maior ápice criativo, sua fase de ouro. Álbuns como Tumbleweed Connection, Honky Chateau, Caribou, Goodbye Yellow Brick Road, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy (só pra citar alguns) eram verdadeiras obras-primas e, desde que estourou com a música "Your Song" em 70, ele teria incontáveis hits e clássicos, todos compostos pelo letrista Bernie Taupin (Elton é responsável pelos arranjos).
Paul McCartney criou o grupo Wings, junto com sua esposa Linda. Foram mais vários anos de mega-estrelato. O dsico Band on the Run é a sua obra-prima pós-Beatles, mas foram muitos os sucessos dessa fase ("Band on the Run","Jet", "Live and Let Die","Silly Love Songs"...) e fizeram grandiosas turnês.
Rod Stewart era dos Faces e Jeff Beck Group nos anos 60. Na sua carreira solo, explodiu e se tornou um dos artistas solo mais bem sucedidos. Sua belíssima voz faria com que fosse considerado um dos maiores cantores de todos os tempos. "Maggie May"e "Tonight its the night" são alguns de seus mitos hits.
A música negra norte-americana foi impactante nos anos 60 por causa da ascenção da gravadora Motown. Em 69, The Jackson Five estreava, explodindo com hits como "I Want you Back" e "ABC" e revelando ao mundo o fenômeno Michael Jackson. Mas o Soul e R&B se tornariam bem mais sérios e politizados como no clássico What's Going On de Marvin Gaye. Stevie Wonder se tornaria uma lenda da Música ao lançar clássicos como Innervisions, Talking Book e Songs in the Key of Life. Michael Jackson lançou Off The Wall, produzido pela lenda Quincy Jones, em 1979.
A maior explosão da década e, talvez pelo que ela sempre é mais lembrada, é com certeza a Disco Music. Música alegre, dançante e contagiante, acendeu a febre das discotecas no mundo inteiro. Impossível numerar a quantidade de hits da Era da Disco Music, mas é possível citar alguns dos que tiveram mais hits: Bee Gees, Donna Summer, Giorgio Moroder, Abba, KC and the Sunshine band, Kool and the Gang, Earth Wind and Fire, Chic...eram músicas com bandas grandiosas ou até orquestras inteiras. As danças eram sensacionais e o visual da época continuou encantando outras gerações. Apesar disso, foi uma cultura que despertou o ódio de muitos que odeiam esta década até hoje.
Para os mais radicais, a "praga dos anos 70" foi o Soft Rock. Pop/Rock comportado, de fácil aceitação que estourava nas rádios FM do mundo todo. The Carpenters, America, Chicago, Bread, Billy Joel, Fleetwood Mac,Toto, entre outros, grudam nos nossos ouvidos até hoje.
Milhares de LPs de Disco Music foram incendiados num estádio, tamanho foi o ódio que o gênero causou. Em contrapartida à toda aquela alegria, surgiria o Punk. Era também uma resposta ao perfeccionismo do Progressivo e dos Épicos de bandas como Led Zeppelin. Era uma música crua, pra quem não sabia tocar nada e ia contra o Sistema. Os Ramones lançaram seu primeiro disco em 76, com um som sujo, músicas curtas e fáceis de tocar. O visual era sujo, largado e rasgado. No ano seguinte, na Inglaterra a Revolução fez bem mais barulho, com a estréia dos Sex Pistols, pois o grupo pregava uma Anarquia e rebeldia sem precedentes. Atacavam a Monarquia Britânica ("God Save the Queen) e os bons costumes ("Anarchy in the UK"). O nome do disco era Nevermind the Bolloks. O visual punk incluia roupas rasgadas, tachinhas, cabelos arrepiados ou estilo moicano, pintados em tons chocantes. Musicalmente, apesar de datar de 76/77, tinha nítido início em bandas como MC5 e The Stooges (banda do Iggy Pop) na virada dos 60 pros 70, e também, nos New York Dolls, em 73. Outro grupo inglês, The Clash, também estreou em 77, e ia além do próprio gênero: adicionavam ao seu som Rockabilly, Reggae, Ska...gravaram grandes discos, entre eles, London Calling, de 79, considerado um dos melhores discos da História do Rock.
Muita coisa que surgiu após o Punk era classificado como Pós Punk ou New Wave. Talking Heads, Devo, Blondie, The Cars, Gang of Four, Siouxsie and the Banshees, Joy Division, entre outras foram muito importantes nesse período, da transição entre as décadas.
O Reggae,ritmo vindo da Jamaica, ganharia popularidade nos EUA e Inglaterra, e Bob Marley se tornaria uma estrela, logo depois, lenda. Eric Clapton fez muito sucesso com uma regravação de "I Shot the Sheriff", de Marley. Peter Tosh e Jimmy Cliff foram outros grandes nomes do estilo. O The Police começou a carreira totalmente influenciado pelo ritmo.
A Música Popular Brasileira estava no auge da sua qualidade com artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Jorge Ben, Chico Buarque...muitos deles foram exilados devido à Ditadura Militar que assombrava o país. Tim Maia surgia com o Soul brasileiro. Roberto Carlos seria considerado Rei da música brasileira e passaria a se dedicar mais à Música Romântica.
Rita Lee sairia dos Mutantes, que se tornaria um grupo mais voltado para o Rock Progressivo. Rita estouraria então em carreira solo, se tornando um dos maiores fenômenos do Rock Nacional.
O Secos e Molhados foi um grupo formado por João Ricardo, que revelaria o furacão Ney Matogrosso. Foi um imenso fenômeno, o grupo levava multidões aos seus shows em ginásios por todo o país e seus discos quebravam recordes de vendas. O som deles não era tão Rock, estava mais pra MPB, com muita poesia, mas o visual e a atitude eram totalmente Rock n' Roll, com um estilo totalmente Glam e totalmente maquiados (diz a lenda que inspiraram o Kiss) e as danças de Ney que eram uma afronta à Ditadura, já que mostrava toda a sua homossexualidade.
Raul Seixas já tinha gravado um disco com os Panteras em 68 e participado de um disco com outros artistas. Trabalhou como produtor numa gravadora mas depois acabou retomando à carreira musical. Estourou com a música "Ouro de Tolo", do disco Krig Ha, Bandolo! que também continha ¨Mosca na Sopa" e "Metamorfose Ambulante". A partir daí, teria uma carreira espetacular, com diversos discos clássicos e incontáveis sucessos, muitos deles escritos com futuro autor Paulo Coelho. Sua música é atemporal e muitas vezes inclassificável: Raul deve ser lembrado como o maior Mito do Rock Brasileiro.
Os Novos Baianos era um grupo cujo os integrantes viviam juntos, como uma comunidade Hippie. Baby Consuelo, Moraes Moreira e Pepeu Gomes eram alguns dos integrantes desse supergrupo. O disco Acabou Chorare é um Marco da história do Rock e da MPB.
Apesar do Rock nesta época não ser sempre sucesso de vendas e popularidade, havia uma enorme Cena, com vários estilos: Hard Rock (Made in Brazil), Progessivo (O Terço, O Som Nosso de Cada Dia), Rock Rural (Sá, Rodrix e Guanabyra), e artistas que mesclavam Rock com MPB, como Clube da Esquina, Zé Ramalho, além dos já citados Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Guilherme Arantes era um grande compositor em ascenção, cujo artistas como Elis Regina e Belchior já haviam gravado alguma de suas músicas. Logo começou sua carreira também como intérprete já que era, também,um excelente cantor e tecladista. Logo, seus primeiros sucessos "Meu Mundo e Nada Mais", "Amanhã' e "Êxtase"(uma fase progressiva) entrariam para história e o artista passaria para a outra década como um dos artistas mais bem sucedidos da Música Brasileira.
Esta década foi uma das mais importantes da História do Cinema e é muito amada pelos cinéfilos. Trata-se do auge do Cinema de Autor, em que os diretores faziam filmes para os grandes estúdios e tinham total controle sobre suas obras, pois na maioria das vezes os projetos nasciam através de seus próprios roteiros.
Stanley Kubrick lançou A Laranja Mecânica, ficção científica distópica que chocou (e ganhou) o mundo com suas doses de violência e rebeldia juvenil. O filme se tornaria objeto de culto e adoração jovens de todas as gerações seguintes.
O Exorcista, de Willian Friedkin é um enorme sucesso de bilheteria, pois se tratava de um filme extremamente assustador e com impressionantes e fortíssimas de possessão demoníaca, interpretadas pela adolescente Linda Blair. Possivelmente ainda seja o filme mais assustador de todos os tempos.
Martin Scorcese já tinha conquistado bastante prestígio com Caminhos Perigosos, com Robert De Niro. Mas com seu filme seguinte, Taxi Driver (também com De Niro), ele se tornou um dos maiores diretores do cinema americano. O filme ganhou a Palma de Ouro e foi indicado para quatro Oscar. O filme sempre é apontado como um dos melhores de todos os tempos. Scorcese continuaria fazendo vários clássicos ao longo das décadas e é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos.
Steven Spielberg lançou Tubarão, um verdadeiro acontecimento cinematográfico. Outra grande unanimidade entre público e crítica, um dos melhores filmes de todos os tempos e verdadeira inspiração para incontáveis cineastas que surgiriam depois. Quebrou todos os recordes de bilheteria e foi considerado o percursor dos Blockbusters e dos "filmes de verão" (época das maiores bilheterias). Spielberg foi alçado ao status de gênio do Cinema.
Seu amigo George Lucas trabalhava num projeto de risco, pois era algo que não era comum de se ver, ficção científica espacial. E ainda precisaria ter continuações, o que era mais arriscado. Quando finalmente lançou Star Wars em 77, não só se tornou a maior bilheteria de todos os tempos, como também a série de filmes mais amada da história. Surgia definitivamente, a era dos Blockbusters, os arrasa-quarteirões (devido as quilométricas filas que se formavam nos cinemas) que iria, em pouco tempo iria matar a era do "cinema de autor". No mesmo ano, Spielberg lançava outra ficção científica de imenso sucesso, Contatos Imediatos de Terceiro Grau.
Brian de Palma (Carrie, a estranha), Woody Allen (Annie Hall, Manhattan), Milos Forman (Um Estranho no Ninho, vencedor dos cinco principais Oscars), Roman Polanski (Chinatown), Robert Altmann (M.A.S.H.) são outros grandes diretores que brilharam nos 70. Entre os astros, De Niro, Jack Nicholson, Marlon Brando,John Travolta, Meryl Streep, Dustin Hoffman, Burt Reynolds, Warren Beatty, Al Pacino, Jane Fonda, Diane Keaton, Barbra Streisand, entre outros.
Os Embalos de Sábado à Noite levou ás telas a febre da Disco Music e alçava John Travolta ao mega estrelato. No ano seguinte(78), o próprio Travolta cantava e dançava em Grease, ao lado da maravilhosa Olivia Newton John. O filme era baseado num musical da Broadway e se passava nos dourados anos 50.
No final da década, Alien de Ridley Scott, revoluciona a Ficção Científica, com altas doses de horror e suspense. Roger Moore passou a interpretar James Bond, o 007, em filmes como Viva e Deixe Morrer e O Espião que me Amava. Superman, com Christopher Reeve é um estrondoso sucesso e seria precursor das super produções de Super-heróis, o gênero mais popular da nossa época atual.
Michael Cimino ganhou Oscar de Diretor e Filme com O Franco Atirador, em 78. Quando lançou em 80, O Portal do Paraíso, um dos maiores fracassos da história, faliu o estúdio United Artists. Era o fim absoluto do Cinema de Autor. Os estúdios passariam a priorizar os blockbusters, tal como os dias de hoje.
No Futebol, a Seleção Brasileira se tornou Tricampeã mundial na Copa do Mundo do México, em70. A Holanda fascina o mundo em 74, mas perde a final para a anfitrião Alemanha, de Franz Beckenbauer. Em 78 a Argentina sedia a Copa do Mundo e ganha seu primeiro título Mundial, apesar das polêmicas que fizeram o Brasil ser considerado "campeão moral" do Torneio.
A Copa de 70 foi a primeira que foi televisionada para todo o Mundo. No Brasil e em muitos países, a primeira televisionada à cores.Aqui a Rede Globo de Televisão se tornou uma força máxima e suas Telenovelas fariam parte do dia-a-dia dos brasileiros para sempre. Os programas de humor também faziam muito sucesso. Nos EUA as séries de variados gêneros como Ficção Científica, Comédia, Dramas e até de Super-heróis faziam muito sucesso. O lendário programa de humor Saturday Night Live, fenômeno até hoje, estreava em 1975.
Francisco de Oliveira Junior
Magnífico texto men! É esplendoroso o crescimento dos seus escritos a cada geração! Cada um vai crescente em detalhes, observações e conteúdo! Uma verdadeira aula de história cultural! Parabéns! Foi muito feliz em apresentar nossa própria cultura musical e futebolística no texto. Sobre cinema então... Sem palavras! Gênio do Geekmente! Que venha anos 80!
ResponderExcluir