Ah, os coloridos anos 80! Depois de anos de barras pesadíssimas e abusos de todas as maneiras possíveis, a década seguinte foi bem careta e comportada. Mas nem por isso foi menos divertida...
O mundo ainda vivia sob a tensão da Guerra Fria, e com toda aquela paranóia sobre as potências nucleares, que tudo podia ir pelos ares a qualquer momento...o Socialismo só iria desmoronar junto com o Muro de Berlin, em 89. Conflitos? Guerra das Malvinas, entre Grã-Bretanha e Argentina, tensões no Oriente médio com a Guerra entre Irã e Iraque, bombardeios americanos na Líbia e as pressões mundiais acerca do Apartheid Sul-Africano e pela liberdade de Nelson Mandela. No Brasil, a Ditadura Militar estava enfrequecida e o ano de 84 foi marcado pelos intensos atos pelas "diretas já", as tão sonhadas Eleições Diretas que finalmente aconteceriam em 89. Não significou muita coisa...
Inesquecíveis anos 80. Aqui no Brasil, quem era criança ou adolescente vai ter sempre muito amor e carinho por essa época. Se divertiam muito brincando nas ruas, ou com os incontáveis programas infantis e desenhos animados na televisão. Época de, claro, Xuxa, Fofão, Trem da Alegria, Sérgio Malandro, Mara Maravilha, Angélica...e incontáveis músicas que hoje tocam em festas nostálgicas.
Em tempos de New Wave, o cantor inglês Ritchie explodiu com "Menina Veneno". Lulu Santos estourava co "Tempos Modernos" e depois teria muitos outros hits. A banda Bltz, com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Lobão (na bateria) se tornou um fenômeno Nacional com seu primeiro disco e o Mega-hit "Você não Soube me Amar", entre outros hits. A capa do disco era super colorida ao estilo New Wave e o LP tinha suas duas últimas faixas totalmente arranhadas à mão à mando da Censura, movida pela ditadura.
Em 1984 o Barão Vermelho, formado por Cazuza e Frejat, entre outros, estoura nacionalmente com o álbum Maior Abandonado e Cazuza se torna uma estrela do Rock Nacional.
Os Paralamas do Sucesso, formado por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone lançam Cinema Mudo em 83 e O Passo do Lui em 85. Este último se tornou um mega sucesso e teve quase todas as suas músicas estouradas nas rádios do País.
Era só o começo da Era de Ouro do Rock Brasileiro.
Em 1985 era lançado Revoluções por Minuto, primeiro disco do RPM, banda paulista liderada pelo sex symbol Paulo Ricardo. A faixa título, "Loura Gelada","Radio Pirata" e "A Cruz e a Espada" explodiram no País inteiro. No mesmo ano, também de São Paulo o Ultraje a Rigor lançava Nós Vamos Invadir Sua Praia. Com um rock totalmente voltado para o humor, estouraram quase todas as faixas nas rádios. A mais importante delas, "Inútil" se tornou um bordão nacional, além de se tornar uma espécie de hino das Diretas Já. A Legião Urbana também lançava seu primeiro disco, uma revolução no Rock Braileiro, graças às letras do líder Renato Russo e o som moderno da banda, focado no Pós-Punk.A música "Será" se tornou um enorme hit. A banda veio da Cena Rock de Brasília, que já havia revelado os Paralamas. O Camisa de Vênus, liderado por Marcelo Nova, foi o maior nome vindo da Bahia desde Raul Seixas. Faziam um som anárquico, entre o Punk e o humor. "Eu não Matei Joana Darc" e "Sivia" eram mega-hits que eram cantados pelo público que lotavam os shows da banda.Os Titãs faziam sucesso a música "Televião" do seu segundo disco, de mesmo nome. Ainda nesse ano, Cazuza anuncia sua saída do Barão Vermelho e parte para carreira solo.
O ano de 1986 foi surpreendente e marcante para a Cena do Rock Brasileiro que estava fervendo e no topo das atenções das gravadoras, de toda a mídia e público.
Os Paralamas do Sucesso lançam Selvagem?, um marco do Rock Brasileiro. As letras ficaram mais maduras e o som influenciado por ritmos caribenhos e africanos. "Alagados" se tornou um símbolo dessa nova fase, e um dos maiores clássicos da banda. Os Paralamas continuariam lançando grandes álbuns e clássicos ano a ano.
O RPM lançou o disco ao vivo Radio Pirata Ao Vivo e se tornou um fenômeno sem precedentes no Rock Nacional. O grupo fez uma mega turnê para multidões histéricas pelo vocalista e baixita Paulo Ricardo. O disco vendeu inimagináveis dois milhões de cópias e tinha como novosl hist "London London" (cover de uma música de Caetano Veloso) e "Alvorada Voraz".
A Legião Urbana lançou o álbum Dois. O disco coloca a banda no mais alto patamar do Rock Nacional. As letras de Renato Russo já o colocavam para sempre na História da Música Brasileira. O som absolutamente moderno e relevante, mais a produção refinada, mostrava significava um enorme amadurecimento do Rock de nosso país, que até pouco tempo atrás ainda estava engatinhando, ainda estava no "ié-ié-ié". O disco tinha músicas acústicas como "Quase sem Querer" ,"Eduardo e Mônica", "Música Urbana 2" (essas duas da época do Aborto Elétrico e do Trovador Solitário), influências de Smiths ("Tempo Perdido", "Fábrica"), Pós-Punk ("Acrilic on Canvas", "Daniel na Cova dos Leões") e a Épica futurista "Indios", uma das melhores músicas já gravadas no Brasil. Várias dessas músicas estouraram e o disco foi um mega sucesso. A Legião se tornou a maior banda do país e lançaram muitos clássicos ao passar dos anos, como "Faroeste Caboclo","Que País é este?" (87), "Pais e Filhos", "Há Tempos", "Monte Castelo" (89) entre muitos outros.
Os Titãs já eram conhecidos, tinham dois discos e alguns sucessos nas rádios. Era um grupinho engraçadinho, com canções mais comerciais. Mas em 86 veio a grande guinada na carreira, com Cabeça Dinossauro. O disco foi produzido por Liminha o maior produtor musical da época. Foi um marco no Rock Nacional e gerou clássicos como "Homem Primata", "Polícia", "Família", "AA UU" e "Bichos Escrotos". O disco tem momentos de porradaria total como "Polícia" e "A Face do Destruidor" e outros mais leves e divertidos como "Bichos Escrotos", um enorme hit. A banda passava um espírito de rebeldia e era seguida por multidões de jovens pelo país. Lançaram mais discos excelentes como Jesus Não tem Dentes no País dos Banguelas(87) e Õ Blesq Blom (89). Junto com Paralamas, Barão e Legião formavam a Elite do Rock Brasileiro.
O Ira! lançou seu segundo disco, Vivendo e não Aprendendo" estourou com "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você". A banda paulista continuou fazendo sucesso ao longo dos anos, principalmente por causa das suas eletrizante s performances ao vivo.
Os Engenheiros do Hawaii, do Rio Grande do Sul, estreou de forma modesta com Longe Demais das Capitais e o mega hit "Toda Forma de Poder" Nos ano seguintes, com a formação mais importante, Humberto Gessinger, Augusto Licks e Carlos Maltz, lançariam os discos A Revolta dos Dândis (87) e Ouça que eu digo:não ouca ninguém(88) e se tornariam uma das maiores bandas do país. "Infinita Highway", "Terra de Gigantes", "Somos quem podemos ser", entre outras, se tornaram verdadeiros hinos de uma geração.
Capital Inicial e Plebe Rude; bandas que se originaram da Cena Rock de Brasília, desde os tempos de Aborto Elétrico (que originou a Legião Urbana), também estrearam em disco noa ano de 86. O Capital estourou com "Música Urbana" e "Fátima" (composições de Renato Russo) e a Plebe com "Até Quando esperar".

Em 1980 John Lennon foi assassino a tiros em frente ao edifício em que morava, em Nova York. O assassino era Mark Chapman que tinha pedido um autógrafo minutos antes. Seu clássico "Imagine", de 1971, se tornava ainda mais relevante e, o disco que havia acabado de lançar, Double Fantasy, se tornou um imenso sucesso.
Ian Curtis da banda Joy Division se suicida por enforcamento. A banda havia acabado de gravar seu segundo disco, Closer e estavam prestes a começar uma turnê pelos Estados Unidos. A música "Love Will Tear Us Apart" se tornou um dos maiores clássicos do Rock. Os demais integrantes formariam o New Order logo depois.
O mundo da música estava passando pela transição de Pós-Punk para New Wave e Synth Pop.
Em 1981 estreava nos EUA a MTV, canal de TV totalmente dedicado à música. O videoclipe passava a ser totalmente essencial para a carreira de um artista. Ironicamente, o primeiro vídeo a ser exibido tinha o nome de "Video killed the radio star" e era da banda The Buggles. A partir daí, artistas como Duran Duran, Eurythimics, Culture Club, Billy Idol, Talk Talk estourariam através de seus videoclipes estilosos e inovadores. Essa seria considerada a Segunda Invasão Britânica. Essa invasão se estenderia também à outros gêneros como Heavy Metal e Rock Alternativo, como veremos mais para frente.
O The Police foi a maior banda do Mundo entre 81 e 84. O grupo liderado pelo vocalista Sting, surgiu no Movimento Pós-punk e tinha grande influência do Reggae. O sucesso vinha desde o fim dos anos 70, mas nos 80 estouraram com os discos Zenyatta Mondatta, Ghosts In The Machine e Synchronicity. "Every Little things She Does is Magic" e "Every Breathe you Take" foram alguns dos sucessos e,em 84 o grupo quebrou o recorde dos Beatles, de público em um show. Após a separação, Sting iniciou uma muitíssima bem sucedida carreira solo.
O Duran Duran estourou com seu segundo álbum, Rio. Os vídeos feitos para os singles do disco eram gravados em lugares exóticos e os integrantes da banda, que eram sex-symbols, fizeram da banda um fenômeno instantâneo. "RIo", "Hungry Like a Wolf" e "Save a Prayer" explodiram. Nos anos seguintes tiveram outros mega-hits como "Wild Boys", "A View to a Kill" (tema de filme de James Bond) e "The Reflex", entre outros.
O Culture Club tinha um visual totalmente moderno e gay, especialmente por causa de seu líder Boy George. Apesar do visual moderno e de serem considerados um dos nomes do New Wave e New Romantic, tinham muita influência do Soul e R&B norte-americanos. Emplacaram muitos hits como "Do You Really Want to Hurt Me?", "Karma Chamaleon", "Time (Clock of the Heart)", "Love is Love", entre outras.
O Eurythimics era uma dupla formada por Annie Lennox e Dave Stewart. Explodiram com a eterna "Sweet Dreams (Are Made of This)", um Synthpop sombrio cujo vídeo mostrava a dupla de forma bem andrógina. A dupla faria muito sucesso até o final da década, com músicas que variava de estilos, entre Rock, Pop e R&B. Lennox seria considerada uma das maiores vozes da Música Pop.
O Talking Heads surgiu durante o estouro do Punk, mas seu som era característico do Pós-punk e New Wave. Nos anos 80 seu som ficou mais experimental e sofisticado. A banda acabou fazendo sucesso devido à qualidade das suas excelentes músicas e também por causa de seus revolucionários e incríveis Videoclipes, alguns dirigidos pelo próprio David Byrne, líder da banda. "Once in a Lifetime", "And She Was" e "Road to Nowhere" são só alguns de seus clássicos.
O Synthpop, na época também conhecido como Techno Pop, era o som Eletrônico da época, muito influenciado pela música do Kraftwerk nos anos 70. Dominou as paradas no começo da década, ainda que alguns artistas tivessem apenas um hit. Gary Numan estourou com "Cars",Soft Cell com "Tainted Love", Talk Talk com "It's my Life", Ultravox ("Vienna") e Human League com um dos maiores clássicos eletrônicos, "Dont you Want me", foram alguns que explodiram nas paradas.
Em 1982, Michael Jackson lançava o disco Thriller. Com o vídeo de "Billie Jean", foi o primeiro artista negro a estourar na MTV. O disco foi aclamadíssimo pela crítica e estouraria também "Beat it", "Human Nature" e "The Girl is Mine" (Com Paul McCartney). Quando MIchael resolveu, por conta própria, fazer o vídeo da música "Thriller", revolucionou o Videoclipe, elevando para outro patamar. O ano era 84 e o disco ainda vendia horrores e é até hoje, o mais vendido de todos os tempos. Michael compôs com Lionel Ritchie o Hino "We are the World" que uniria artistas americanos para obter lucros para combater a fome no Continente Africano. Em 87, ele lançaria Bad, outro mega sucesso. Ele quebraria o recorde de ter cinco singles de um disco em primeiro lugar nos EUA, entre eles "Man in the Mirror" e a faixa-título. Desta vez, Michael fez uma Mega turnê Mundial. Nos anos seguintes, ele passaria a ser chamado de Rei do Pop.
Prince Vinha lançando discos desde 78..Ele tocava todos os intrumentos, fazia as composições, produzia, dançava muito, brilhava nos vídeos e era uma lenda da guitarra. Estourou com o disco e música 1999, já com a maravilhosa banda Revolution. Quando lançou Purple Rain, em 84, e também o filme de mesmo nome, o sucesso foi avassalador. Muitos milhões de discos vendidos e até o Oscar de Melhor Canção. "Kiss" foi um enorme hit em 86 e, no ano seguinte ele lançaria a obra-prima Sign O' Times.
Madonna até teve um certo sucesso com seu primeiro disco em 83, mas com o segundo, Like a Virgin, virou estrela mundial. Era sexy, provocante e ousada. Brilhava na MTV com seus vídeos e apresentações. "Material Girl" foi um dos sucessos, além da feixa-título. No ano seguinte o álbum True Blue continuou no mesmo nível de sucesso, com "Papa Don't Preach" e "Live to Tell". Nessa época ela estava casada com o ator Sean Penn. Em 89 lançou o disco Like a Prayer, um dos melhores discos Pop de todos os tempos, com a clássica música título e seu inesquecível videoclipe. A cantora, com o passra dos anos foi considerada a "rainha do Pop" e vendeu 300 milhões de discos.
Cindy Lauper era uma popstar irreverente que estourou com o disco She's So Unsual. O super clássico "Girl Just Wanna Have Fun" é o tipo de música que tem a "cara" dos anos 80, assim como "Staying Alive" dos Bee Gees foi para os 70. A balada "Time After Time" também foi um imenso sucesso. Cindy chegou a ser uma concorrente de Madonna,uma versão mais louquinha, mas não foi tão longe.
David Bowie alcançou status de ídolo Pop com Let's Dance, produzido por Nile Rogers. Vendeu milhões, tinha vídeos em alta exibição na MTV e fez uma mega turnê mundial. Anos depois, mesmo não vendendo muito, era um Ícone de Estilo e elegância. Fez outra mega turnê acompanhado do guitarrista Peter Frampton.
Bruce Springsteen estourou nos anos 70 e se tornou uma promessa do Rock n'Roll. No começo da década continuou lançando gramdes discos como The River e o mais acústico Nebraska. Quando lançou Born in the USA, em 1984, o disco explodiu assim como vários singles, como a explosiva música-título, a New wave "Dancing in the Dark" e "Glory Days". Bruce se tornava uma Lenda viva do Rock Americano, um herói das classes trabalhadoras e era apelidado de "The Boss" (o chefe). Até enganou o Presidente Ronald Reagan que elogiou a música "Born in the USA" dizendo que era uma canção nacionalista , quando na verdade fazia várias críticas ao tratamento dado aos veteranos da Guerra do Vietnã.
O Dire Straits estreou em 78, continuou lançando discos e gravou um disco ao vivo, o que mostrava que a banda era grande. Mas quando lançou Brothers in Arms, se tornaram gigantescos. "Money for Nothing" era um sucesso feito sob medida para a MTV , pois além de citar o canal na letra, tinha um vídeo inovador. "So Far Away", "Walk of Life" e "Brothers in Arms" foram os outros hits que ajudaram o disco se tornar um dos mais vendidos de todos os tempos.
O bateirista Phil Collins assumiu o posto de vocalista e compositor do Genesis após a saída de Peter Gabriel no fim dos anos 70. Logo, o Rock Progressivo da banda se tornou praticamente um Pop, e claro, bem popular e radiofônico. Mesmo que sombria, a música "Mama" foi um grande sucesso. Em paralelo, Phil iniciou uma bem sucedida carreira solo. A música "In the Air Tonight" se tornou um grande clássico. Mas foi com seu terceiro disco, No Jacket Required que ele alcançou o mega estrelato. Tinha o mega sucesso "One More Night". Paralalelamente, ele ainda lançava hits como "Against all odds" e "Easy Lover'. No mega festival Live Aid que ocorreu simultaneamente na Filadélfia e em Londres, ele se apresentou primeiramente em uma cidade e depois pegou um voo para se apresentar na outra. No Jacket Required ganhou o Grammy de Album do Ano, vencendo Brothers In Arms do Dire Straits.
Os Tears for Fears surgiu em 83 com o disco The Hurting, que fez muito sucesso no seu país, a Inglaterra. Com o segundo disco, Songs from The Big Chair o sucesso foi global. "Shout", "Everybody Wants to Rule the World", "Head Over Hills", entre outros, foram mega sucessos que ecoam até hoje. Tanto que o grupo se apresentou no Rock in Rio 2017 e fez uma das apresentações mais consagradas. Em 89 lançaram The Seeds of Love que continha os clássicos "Sowing the Seeds of Love" e "Woman In Chains".
George Michael era da dupla Wham! que fez muito sucesso com "Wake me up Before You Go". Em carreira solo, explodiu com a balada "Careless Whispers'. Teve outros singles de sucesso, mas quando lançou seu primeiro disco solo, Faith é que ele se estabeleceu como um dos maiores nome do Pop Mundial. Brilhou em clássicos como "Faith", "Father Figure", "One More Try","Kissing a Fool", entre outros. Talvez o último grande Pop star.
O Heavy Metal viveu seu auge nos anos 80. O Motorhead já havia surgido no fim dos 70 e chegaria ao auge no início dos 80, impulsionando a New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.) que explodiria nomes como Judas Priest, Iron Maiden, Def Leppard, Venom,Diamond Head, entre outras bandas britânicas de puro peso. O Iron Maiden se tornou um dos gig antes do metal, venderam mais de 80 milhões de discos e até hoje tocam para multidões insandecidas. Ozzy Osbourne saiu do Black Sabbath e se tornou o verdadeiro deus do metal. Nos Estados Unidos o Metallica estreava com Kill'em All em 83. Mas foi com Master of Puppets que redefiniram os rumos do Metal: a banda é um dos pilares do Trash Metal. Ex-integrante do Metallica, Dave Mustaine fundou o Megadeth, outra banda gigante do Trash. As outras duas forças do gênero são Slayer, que lançou o clássico Reign in Blood, e o Anthrax. As quatro bandas seriam chamadas, com o passar dos anos chamadas de "Big Four". O Sepultura se tornou uma das maiores bandas do Trash Metal e seu terceiro disco, Beneath the Remains colocou a banda no cenário mundial.
Continunado com o Rock pesado, ou Hard Rock, o AC/DC já tinha estourado com Highway to Hell. Após a morte do seu vocalista, Bon Scott, a banda o substituiu por Brian Johnson e lançaram Back to Black, disco que hoje é o segundo disco mais vendido da história.
O Van Halen estreou em 78, já com imenso sucesso e tinha um dos maiores guitarristas da história, Eddie Van Halen e um grande e irreverente frontman, Dave Lee Roth. Em 84 fizeram mais sucesso ainda com "Jump" que era cheia de sintetizadores. Roth saiu, fez sucesso em carreira solo, e entrou Sammy Haggar. Continuaram fazendo sucesso, mas com Roth a banda era única.
Na Inglaterra, o The Cult começou como praticamente uma banda de Rock Gótico. Foi se tornando Hard Rock, com muita influência de Led Zeppelin.

Os anos 80 foram muito marcados pelas bandas Posers, ou de Glam Metal, Pop Metal, Hair Metal, Metal Farofa ou de várias denominações que puderam ter. Eram bandas que se diziam de Heavy Metal, mas eram totalmente maquiadas e com muito Glam...muitos artistas pareciam mulheres, ou verdadeiras bonecas. O Twisted Sister foi uma das primeiras a serem bem maquiadas.Pelo menos não tentavam ser sexies: eram horrorosos e engraçados. O Mötley Crue também eram muito maquiados mas vivam a vida louca: drogas pesadas e mulheres sem limites. O Poison deixava a mulherada louca com seus integrantes loiros que pareciam bonecas. O Def Leppard era uma banda da NWOBHM mas que acabou se tornando Pop Metal. Principalmente depois que o bateirista perdeu um braço e a batida ficou "mais leve". Venderam horrores com os discos Pyromania e Hysteria. O Bon Jovi também explodiu com seu Rock para as multidões ("Living on a Prayer", "Born to be my Baby", "You Give Love a Bad Name") e baladas super açucaradas ("I'll be There for You"). O vocalista Jon Bon Jovi era um símbolo sexual e a banda faz sucesso até hoje.
O Guns n' Roses até surgiu nesse cenário, na glamourosa Los Angeles e o vocalista Axl Rose até tinha um visual meio Glam no começo. Mas o som da banda era pesado e autêntico e era considerado um salvação do Rock. O disco Apettite for Destruction é considerado um marco do Hard Rock, e a banda se tornou uma das maiores da História.
Vamos entrar agora no lado sombrio e alternativo dos anos 80. O Pós-Punk gerou, na virada da década, nomes como Joy Division, Siouxsie and the Banshees. e The Cure. Esta década ficou marcada pelo início dos sub-gêneros (até o Metal originou vários) como Rock Gótico, Indie-Rock, Alternativo. Siouxsie and the Banshees, Bauhaus, The Sisters of Mercy, Nick Cave and the Bad Seeds foram os nomes mais marcantes do Rock Gótico, o que gerou um movimento entre seguidores do estilo. O The Cure também sempre esteve ligado ao estilo, mas por ter se tornado uma das maiores bandas da História, não se limita somente a ele. O visual soturno dos integrantes, e a voz e carisma do vocalista Robert Smith são características marcantes da banda. Suas músicas variam entre melancólicas e outras mais animadas e divertidas. Em 86 a banda explodiu no Brasil com as músicas "Boys Don't Cry" (de 80!!!), "In Between Days" e muitas outras. No começo de 87 fizeram shows lotados por aqui. Logo depois a banda alcançaria seu auge, com clássicos co "Just Like Heaven" e "Lullaby".
O Echo and the Bunnymen é o maior nome do Rock vindo de Liverpool depois dos Beatles. Não em termos comerciais, claro. Mas isso não impede a banda de ser uma das mais importantes dos anos 80 e, por que não, de todos os tempos. "Bring on the Dancing Horses", "The Killing Moon", "Lips Like Sugar" and "Seven Seas" são alguns dos clássicos da banda. Em 87 fizeram uma turnê histórica no Brasil, o show do Canecão foi considerado por muitos como o melhor show já feito no país.
The Smiths era uma banda de Manchester formada por (Stephen) Morrissey, Johny Marr, Mike Joyce e Andy Rourke. Foram, junto com o U2, a banda mais importante da década. Lançaram apenas quatro discos de estúdio, mas também incontáveis singles, coletâneas, compilações e raridades que se misturavam nas lojas. O disco The Queen is Dead é considerado um dos melhores de todos os tempos. "Panic", "There's a Light That Never Goes Out", "The Boy With the Torn in his Side", "Heaven Knows I'm Miserable Now" são só algumas dos incontáveis clássicos. Suas músicas eram ora depressivas, ora raivosas. Morrissey é gay, mas nunca foi sensível; uma das personalidades mais rancorosas da Música. A banda terminou em 87.
O U2 veio da Irlanda e teve uma notável estreia com o álbum Boy. O terceiro, War já a colocava como uma das mais importantes do mundo, por causa da postura política e de suas performances ao vivo. "Sunday Bloody Sunday" e "New Year's Day" se tornaram hinos. Tocaram no festival LIve Aid, em 85 e foram um dos destaques (tinha Queen e Led Zeppelin). Nessa época, tinham lançado a música "Pride (In the Name of Love)", outro hino, do álbum The Unforgettable Fire. Depois do disco seguinte, The Joshua Tree, a banda já estava entre as maiores de todos os tempos.
Nos EUA, a cena do Rock Alternativo ganhava força com grupos como R.E.M., Sonic Youth, Pixies, Dinosaur Jr. e Hüsker Du. Eram bandas de Indie Rock, ou seja de gravadoras independentes e não alcançavam grande público, apenas a Crítica especializada e jovens das universidades. Essas bandas foram primordiais como influência para as bandas que surgiriam na virada da década e no começo dos anos 90 o Rock Alternativo explodiria mundialmente.
O R.E.M. pôs a crítica de joelhos quando lançou Murmur em 83. A Rolling Stone o elegeu Álbum do Ano, à frente de War do U2, Thriller de Michael Jackson e Synchronicity do The Police. Com o quinto disco, Document, conseguiram também sucesso comercial, com as músicas "The One I Love" e "It´s the End of the World...". Assinam com a Warner e lançam Green em 88 e saem em uma grande turnê mundial. Com o passar dos anos se tornariam uma das maiores e mais importantes bandas do Rock.
Voltando ao Synthpop e Eletrônico...
O A-ha estourou mundialmente com "Take on Me", em grande parte devido ao seu maravilhoso e eterno videoclipe. Nos Estados Unidos tiveram, no máximo, mais um hit. Em outras partes do mundo eram uma sensação pop, principalmente no Brasil.O Coldplay, uma das maiores bandas dos anos 2000, confessa uma enorme influência da banda norueguesa.
O New Order foi formado após o suicídio do líder do Joy Division. O que era uma das bandas mais sombrias de todos os tempos se tornou uma das mais dançantes. A música "Blue Monday" se tornou um enorme clássico. Depois vieram "The Perfect Kiss" e "Bizarre Love Triangle".O grupo é um dos mais influentes e um dos grandes nomes da Música Eletrônica.
O Pet Shop Boys, dupla formada por NeilTennant e Chris Lowe, estouraram mundialmente com a música "West End Girls", número um nos EUA e Reino Unido. Nesse ano de 86 eles tiveram mais três hits. Mas no ano seguinte o sucesso ficou mais avassalador, com o disco Actually. "It's a Sin" foi outro enorme sucesso mundial. "What Have I Done to Deserve This?", com a diva britânica Dusty Springfield chegou em segundo lugar nos EUA e Inglaterra. Em 88 lançaram Introspective, uma obra-prima que continha seis músicas de longa duração. Era um disco bem diferente: os singles que tocavam nas rádios tinham arranjos completamente diferentes do disco. Era como se tivessem feito primeiro remixes e depois lançassem as faixas normais. "Always on my MInd" (cover de Elvis), "Domino Dancing", "Left to my Own Devices" e "It's Allright" são os sucessos do disco, que vendeu muito aqui. "No Brasil, somos maiores que os Beatles", disse a dupla uma vez.
O Depeche Mode surgiu em 81 com o single "I Just Can't Get Enough". Em 84 estouraram como hit "People are People". A banda ia evoluindo muito acada álbum.Em 87 foram aclamados por crítica e público com o excepcional Music for the Masses. "Strangelove" e "Never Let me Down Again" tornaram-se mega hits. A banda conquistou os Estados Unidos e fizeram uma mega turnê, tocando em estádios. A banda se tornou uma das maiores de todos os tempos e , se tratando de Música Eletrônica é considerada a maior banda.
O INXS, banda australiana com seis integrantes, lançou seu primeiro disco em 80. Foram ganhando cada vez mais notoriedade com músicas como "Original Sin"."What you Need" chegou em quinto lugar no Hot 100 dos EUA, em 85. O grupo tinha uma performance explosiva e o vocalista Michael Hutchence se tornaria um dos maiores sex-symbols do Rock. Kick, de 87 venderia mais de 10 milhões de cópias e geraria mega-sucessos como "I Need you Tonight", "New Sensation", "The Devil inside", "Never Tear Us Apart" e "Mistify".
No Cinema, Martin Scorcese faz a Obra-prima Touro Indomável que rende o Oscar de Melhor Ator para Robert De Niro. Stanley Kubrick adapta a obra de Stephen King, O Iluminado, com Jack Nicholson. A Saga Star Wars, iniciada por George Lucas teve continuação com o arrebatador O Império Contra-Ataca (1980) e se encerrou (pelo menos até ali) com O Retorno de Jedi (83). Lucas, apesar de ser criador da história e seu universo, não dirigiu as continuações. O Império...é considerado por muitos como o melhor filme da série.
Steven Spielberg e George Lucas queriam criar um personagem que revivesse as antigas aventuras do Cinema e, ao mesmo tempo, fosse uma espécie de James Bond. O filme era Os Caçadores da Arca Perdida, e o personagem Indiana Jones, vivido pela estrela em ascenção Harrison Ford. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e passou a ser considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Em 1984 mais um filme da série foi lançado, Indiana Jones e o Templo da Perdição, com ação e aventura praticamente initerruptas. No terceiro filme, Indiana Jones e a Última Cruzada (89), Sean Connery interpretava o pai de Indy. Os três filmes foram dirigidos por Spielberg.
ET, o Extraterrestre é a Obra-prima de Spielberg. O filme de ficção-científica e fantasia emocionou o mundo e se tornou a maior bilheteria da história. Foi aplaudidíssimo em Cannes e indicado para nove Oscars, incluindo melhor filme. No mesmo ano (82), outra ficção-científica faria história e marcaria o gênero para sempre: Blade Runner, O Caçador de Andróides, de Ridley Scott. Também estrelado por Harrison Ford, o filme foi um fracasso de bilheteria. Porém, com o passar dos anos e com o sucesso que o filme passou a fazer nas videolocadoras, ganhou status de filme Cult e passou a ser considerado um dos maiores clássicos do gênero.
James Cameron lança O Exterminador do Futuro, um marco da Ficção-científica e dos filmes de Ação. O filme também levaria Arnold schwarzenegger ao mega estrelato (ele já era famoso por Conan, o Bárbaro). Cameron mesclou os dois gêneros com maestria, assim como no seu filme seguinte, Aliens, o Resgate, um dos maiores filmes de ação já feitos e que seria indicado a oito Oscar.
Em 1985 Robert Zemeckis lança De Volta para o Futuro, que se tornaria um clássico não só da Sci-fi, como da História do Cinema. O filme tinha um roteiro engenhoso, assinado pelo próprio Zemeckis. Estrelado por Michael J. Fox e Christopher Loyd, teve suas continuações lançadas em 89 e 90, formando uma das melhores trilogias do Cinema.
Comédia foi um dos gêneros mais importantes dos anos 80. Depois da morte de John Belushi (seu último grande filme foi Os Irmãos Cara de Pau, de 80), brilharam nomes como Steve Martin, John Candy, Chevy Chase, Robin Willians, Tom Hanks, entre outros.
Eddie Murphy fez parceria com Nick Nolte em 48 horas, que inventou o gênero "buddy comedy", de tiras parceiros (antes mesmo de Máquina Mortífera). Logo depois era a vez dele brilhar sozinho, no filme Um Tira da Pesada, de 84, que o transformou em astro. Trocando as Bolas ,Um Príncipe em Nova Iorque e a continuação de Um Tira...foram outros sucessos.
Os Caça-fantasmas tinha Dan Aykroyd, Bill Murray, Harold Ramis e Sigourney Weaver. Se tornou um fenômeno e é considerado uma das melhores comédias de todos os tempos. Teve uma continuação em 89, mas não fez o mesmo sucesso.
Tom Hanks era comediante nos anos 80 e estrelou "A Última Festa de Solteiro" e "Splash, Uma Sereia em Minha Vida". A partir de "Quero ser Grande" , que interpreta uma criança que passa a ter um corpo de adulto, que ele foi aclamado e foi indicado ao Oscar.
John Hughes dirigiu as comédias adolescentes que foram a cara dos anos 80: Gatinhas e Gatões, O Clube dos cinco, e principalmente Curtindo a Vida Adoidado, que de tanto reprisar na TV, passou a ser considerado um dos "clássicos da sessão da tarde". Antes só do que Mal-Acompanhado", também de Hughes, não era teen e era estrelado por Steve Martin e John Candy.
Filmes de terror, horror e fantasia também foram marcantes. A obra de Stephen King foi adaptada diversas vezes: o já citado O Iluminado, A Hora da Zona Morta, Christine, o Carro Assassino, O Cemitério Maldito, Conta Comigo (drama estrelado por crianças) , Comboio do Terror (dirigido pelo próprio King) entre muitos outros. O diretor John Carpenter fez diversos clássicos "Cult" como Christine, O Enigma de Outro Mundo (The Thing), Starman, Os Aventureiros do Bairro Proibido, entre outtros. Wes Craven se tornou muito famoso por ter criado o vilão Freddie Krueger no filme A Hora do Pesadelo, que teve várias continuações. Sam Raimi revolucionou o terror com A Morte do Demônio (Uma Noite Alucinante) e Uma Noite alucinante 2. John Landis fez Um Lobisomem Americano em Londres que inspirou Michael Jackson a fazer o vídeo de "Thriller". David Cronnenberg dirigiu Jeff Godblum em A Mosca, filme que ganhou o Oscar de Maquiagem.
Os filmes policiais foram fenômenos como Máquina Mortífera, com Mel Gibson e Danny Glover. Scarface, de Brian de Palma era fortíssimo e tinha uma atuação inesquecível de Al Pacino. De Palma fez Os intocáveis em 87, com Kevin Costner, Sean Connery, Andy Garcia e Robert De Niro. Connery venceu o Oscar de Coadjuvante pelo papel. Stallone Cobra foi um fenômeno no Brasil e foi a maior bilheteria do país em 1986.
Filmes Infanto- juvenis como Os Goonies , A Lagoa Azul, A História Sem Fim, Karatê Kid I e II, O Feitiço de Áquila, entre outros são lembrados com muito carinho, por marcar a juventude de quem viveu a época, e outras épocas também, através das inúmeras reprises na TV.
Rambo, Programado para Matar, Rambo II e III, estrelados por Sylvester Stallone foram fenômenos dos filmes de Ação. Mad Max (79), Mad Max 2, a Caçada Continua e o terceiro, Além da Cúpula do Trovão revolucionaram o gênero e definiram o estrelato de Mel Gibson. Predador, de John Mctiernan é um clássico da ficção e ação. No ano seguinte, Duro de Matar, do mesmo diretor também revolucionaria os filmes de ação e alavancaria a carreira de Bruce Willis. Robocop, o Policial do Futuro, de Paul Vernohen se tornou um clássico desta década era bastante visionário ao mostrar uma Detroit decadente. Top Gun é um tremendo sucesso e alça Tom Cruise ao topo de Hollywood.
O diretor Milos Forman ganhou novamente os Oscar de Fime e Direção por Amadeus (biografia de Mozart), nove anos depois de Um Estranho no Ninho. Platoon, de Oliver Stone ganhou os Oscars de Melhor filme e Direção e se tornaria um dos melhores filmes de Guerra já feitos. David Lynch se torna um dos maiores diretores do Cinema com O Homen Elefante e Veludo Azul. Rain Man, de Barry Levinson era estrelado por Dustin Hoffman e Tom Cruise. Hoffman interpretava um autista e venceu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator. Também foi o melhor filme em ambas as premiações e no Festival de Berlin.
O diretor alemão Win Wenders ganhou a Palma de Ouro em Cannes por Paris, Texas. Venceu a Palma de Melhor Direção pelo filme Asas do Desejo, que na década seguinte inspiraria o americano Cidade dos Anjos. Akira Kurosawa foi indicado ao Oscar de Direção por Ran. A História Oficial dá o primeiro Oscar de filme Estrangeiro para a Argentina. Nesta década surge Pedro Almodovar (Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos), Luc Besson (Subway, Imensidão Azul) e John Woo (Alvo Duplo, The Killer).
Pixote, A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco mostra a vida cruel das crianças de rua de São Paulo. Era interpretado por um menino de rua que foi morto pela polícia sete anos depois. O filme teve repercussão internacional e foi aclamado pela crítica. Marília Pera ganhou prêmios de associações de críticos americanos e foi indicado ao Globo de ouro de Fime Estrangeiro. O cantor australiano Nick Cave se mudou para São Paulo após assistir ao filme. Babenco dirigiria depois O Beijo da Mulher Aranha que revelaria Sonia Braga ao mundo e seria indicado ao Oscar de Melhor Filme e Diretor. William Hurt venceu como Melhor Ator, além de também a Palma de Ouro em Cannes.
No futebol, a Seleção Brasileira de 82 era o Time dos Sonhos, com nomes como Zico, Sócrates, Falcão, Junior e Cerezo, entre outros. Era comanda pelo técnico Telê Santana. No jogo contra a Itália pelas quartas de final da Copa do Mundo da Espanha, o time brasileiro foi surpreendido pelo atacante Paolo Rossi que marcou três gols. O episódio ficou marcado com " a tragédia do Sarriá", devido ao nome do estádio que ocorreu a partida. A Itália se tornou Tri-Campeã Mundial.
Não foi muito muito diferente na Copa seguinte, no México, em 86. O Brasil tinha Zico e Sócrates e Junior novamente, além de Müller e Careca. Josimar foi uma revelação marcando dois gols em dois jogos seguidos. No jogo contra a França da estrela Platini, o Brasil foi eliminado nos pênaltis. A Argentina do excepcional Maradona se tornou Bi-Campeã Mundial .
O time do Flamengo, que tinha o craque Zico venceu o torneio Libertadores da América em 1981. No final do mesmo ano venceram o Torneio Intercontinental de Clubes, que era jogo único disputado entre vencedor sul americano contra europeu. Dois anos depois, o Grêmio, que tinha Renato Gaúcho ganhou os mesmos títulos. Pelo menos em alguma coisa, parece que a história está se repetindo...
Francisco de Oliveira Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário