Recruta Zero - Rir do Modo Militar!
Há muito tempo que não me divirto com as tiras de Jornais do Recruta Zero ou mesmo com seu desenho animado. Porém, não posso deixar de relembrar o quanto esse personagem foi significativo para mim - antes e principalmente depois do Exército.
Sim, para aqueles que não sabem, eu servi ao Exército Brasileiro na turma de 94. Era Soldado do Exército - PE. Logo, existe para mim um Recruta Zero antes e depois do exército! O que era meramente divertido na infância se tornou uma tragicômica lembrança do período militar.
Tenho muitas histórias engraçadas para contar sobre meu tempo no exército. Inclusive já tem até uma postagem sobre uma delas : Click aqui para ler texto sobre meu período na PE .
Apesar de alguns paralelos que pretendo adicionar, nossa história de hoje é sobre o Recruta Zero. Então, vamos a ela!
Kalvin & Haroldo - O Pestinha mais amado dos quadrinhos.
Criado em 1985 pelo Norte americano Bill Watterson, esse garotinho conquistou os corações com seu jeito único e percepção incrível do mundo - real e imaginário.
O criador dos personagens já ganhou dois prêmios Reuben Award da associação dos cartunistas dos EUA. Mesmo assim, encerrou suas publicações em 1995.
Kalvin é um garoto de 6 anos que, sendo filho único e bem por isso, não tendo muito com quem brincar, cria mundos imaginários. Nestes mundos, seu melhor amigo, Haroldo (no original Hobbes), um tigre de pelúcia, ganha vida, fala e interage com ele em suas aventuras.
Com formato de tiras de jornal ou página inteira, suas histórias são repletas de percepções extraordinárias para um garotinho. E também por isso, encantadoras.
Enquanto os adultos vêem o tigre como pelúcia, Kalvin o Vê como um tigre de verdade.
Criado em 1985 pelo Norte americano Bill Watterson, esse garotinho conquistou os corações com seu jeito único e percepção incrível do mundo - real e imaginário.
Sérgio Aragonés Massacra a Marvel! A DC e outras coisas mais!
Estamos vivendo na Era Marvel e DC nos cinemas, nas Hq's de luxo e até em séries na Netflix! Mas Esse cara já se divertia com os heróis muito antes do que qualquer um de nós.
Sérgio Aragonês satirizava os personagens sérios de heróis quando nem mesmo imaginávamos o sucesso que esse universo faria.
Mas, pra começar nossa conversa e indicação - Quem diabos é Sérgio Aragonés?
Nascido em 1937, na Espanha, Sérgio muito cedo (na infância) foi com a família se refugiar no México, durante a Guerra Civil Espanhola.
Em 1963 entrou para o elenco de desenhistas da Revista MAD e ali começou sua brilhante carreira como Cartunista.
Bom, caso a nova geração não conheça a revista MAD, é a que sempre aparece esse cara!
O Rosto é do personagem Alfred E. Neuman - Uma caricatura do típico Norte Americano adolecente.
Com capas debochadas e conteúdo diverso - entre o muito bom e o terrivelmente ruim!
Tio patinhas, Donald, Zé Carioca...as maravilhas dos quadrinhos Disney
Hoje vamos falar sobre Disney. Animações clássicas, Dumbo, Pinóquio...não. Princesas, A Bela e a Fera, Pequena Sereia, Frozen? Também não. Nem sobre as aquisições do Império nos últimos anos como Pixar, Star Wars e Marvel. Vou falar de como a Disney entrou na minha vida. Através das suas maravilhosas histórias em quadrinhos e seus personagens encantadores (e inesquecíveis).
Aprendi a ler através dos gibis, como eram chamadas as revistas no meu tempo. Tinha as revistas da Turma da Mônica também. Apesar de ,quando eram publicadas pela Editora Abril eram muito boas (passaram para a Editora Globo em 87, ficaram mais simples) , ainda assim eu preferia a turma de Patópolis.
Tarefa super difícil escrever sobre o tema, já que há muitas décadas não acompanho mais esse mundo. Felizmente achei algumas revistas e pude matar um pouco a saudade. E espero voltar a comprá-las, já que felizmente ainda circulam pelas bancas e livrarias. Repito, difícil escrever já que não acompanho mais as histórias, por outro lado fácil e agradável, já que não esqueço os personagens de maneira nenhuma. E será um prazer falar sobre eles.
Peanuts - A Turma inesquecível de Charles Schulz.
Talvez você conheça essa turma como: Snoopy e sua turma, ou ainda Charlie Brown e sua turma, ou apenas como Minduin! Não importa! Fato é que essa turma vem encantando gerações desde 1950! E não falta motivos para isso:
Carismáticos desde sempre, esses personagens foram conquistando o coração da América e do mundo.
Charles Schulz começou vendendo tirinhas para os jornais e seus personagens ganharam fama mundial.
É difícil identificar o personagem principal - Snoopy, o cão? Ou Charlie Brown, o desastrado e melancólico dono dele? É provável que ambos!
Mas toda turma ganha seu espaço e sua importância nas historinhas feita por Schulz.
Schulz foi pioneiro em colocar linguagem adulta em personagens infantis. Conseguindo assim, agradar tanto jovens quanto adultos.
A Piada Mortal: O Vilão que roubou a cena!
Schulz foi pioneiro em colocar linguagem adulta em personagens infantis. Conseguindo assim, agradar tanto jovens quanto adultos.
A Piada Mortal: O Vilão que roubou a cena!
Já faz um bom tempo que as HQ's deixaram de ser coisa pra criança. Há isso agradecemos a Frank Miller, Mike W. Barr, Neil Gaiman e claro, Alan Moore.
Já falamos sobre algumas obras que se destacaram nesta questão:
Cavaleiro das Trevas Click aqui para ver a postagem.
Camelot 3000 Click aqui para ver a postagem;
Watchmen Click aqui para ver a postagem;
Sandman Click aqui para ver a postagem;
Moonshadow Click aqui para ver a postagem;
Esse é mais um que entra nesta lista de memoráveis e fascinante obras. Porém, com uma agravante: O protagonista é o vilão!
Não seria possível descrever essa grande obra sem dar alguns spoilers, por isso, já avisamos: Tem muito spoilers pela frente!
Chiclete com banana: Quando política, Sexo, Drogas e Rock'n Roll eram coisas sérias no Brasil!
Houve um tempo onde era possível se fazer piada com quase tudo no Brasil! Não havia tanto "mimimi"! E as próprias piadas eram tão sérias que poderiam revolucionar o cenário cotidiano do país. Foi neste tempo que surgiu a Chiclete com Banana! E é sobre este tempo ( ou melhor, sobre essa revista) que faremos nossa postagem nostálgica de Hq's da semana.
Vem comigo!
Nostalgia e Curiosidades - Os Novos Titãs!
Essa "coisa" de ajudantes Mirins (sidekick - como são chamados pelos americanos) existe desde a era de ouro dos quadrinhos.
O Robin foi criado em 1940! Seguido por uma centena de mini-heróis no decorrer dos anos (e abandonados periodicamente também.).
Tanto a DC quanto a Marvel começava a encontrar barreiras com o público infantil pois seus personagens eram adultos demais para uma nova geração de leitores. Além (é claro) da censura que pegava pesado na década de 50 e 60.
O início desses personagens era cômico (para não dizer trágico!). Figuras bobalhonas, cheio de incentivos sociais - Escovem os dentes! Estudem! Não recebam doces de estranhos! Era tosco...
Até nos desenhos havia de heróis havia mirins! Esse abaixo é de 1977! No Brasil 1984 mais ou menos...
Arte em Quadrinhos no Brasil!
Para aqueles que só conseguem admirar produtos estrangeiros, está na hora de reavaliar seus conceitos!
O Brasil também tem coisas boas em quadrinhos para se ver.
Eu sei que é escasso nosso acervo de títulos e as vezes parece que este vem ainda diminuindo ao longo do tempo...
Compreendo e faço parte da turma que sempre curtiu super-heróis - Batman, X-Men, entre tantos fez (e ainda faz) parte dos primórdios de minhas leituras.
Mas quem nunca se divertiu lendo historinhas dessa turma aqui?
Os personagens de Maurício de Souza, que começaram com tirinhas de jornais em 1959 ao longo dos anos conquistaram todo o território nacional (e até no exterior!).
Moonshadow - O saudoso conto adulto da Marvel.
Eu leio muito sobre as influências de autores, o que eles liam na infância, suas inspirações...
Autores como C.S. Lewis (O leão a Feiticeira e o guarda-roupa), R.R.Talkien ( Senhor dos Anéis), Mary Shelley (Frankenstein) e Bram Stoker (Drácula) encabeçam essa lista. Parece que todo mundo se inspira num clássico. Evidentemente entendo e concordo com essa influência.
Mas quando penso em meu 1º encantamento, minha pré saída dos quadrinhos para buscar conteúdos "sem figuras", lembro-me de Moonshadow!
Ei! Mas Moonshadow é ilustrado!
É verdade. Mas eu li Moonshadow pela primeira vez com apenas 12 anos! Acredite, é o livro ilustrado mais fantástico que já li...
Foi meu passaporte para leituras mais profundas.
...
As primeiras Mega-sagas da Marvel & DC
Muito antes de Guerra Civil da Marvel ou Batman Vs Superman da DC - ou mesmo Esquadrão Suicida! Tanto a Marvel quanto a DC começaram com mini-séries ou Crossouver que redefiniram os arcos dos quadrinhos e seus personagens. Deram origem a todo o conceito que conhecemos hoje.
Para os fãs mais velhos, uma recordação prazerosa (do tempo em que havia mais roteiristas que desenhistas nas histórias em quadrinhos - ou talvez os dois!). Para os novatos, uma pequena apresentação do que é esse universo (muito além das telas de cinema e desenhos animados e bonecos articulados).
Para todos - existem pelo menos 3 relançamentos dessa saga em formato de luxo, encadernado e que vale a pena ter em sua coleção.
Existe uma polêmica sobre "quem nasceu 1º" Secret Wars (Guerras Secretas) ou Crisis on Infinite Earths (Crise nas Infinitas Terras).
Seria fácil responder isso dizendo: Ah! Aquela que foi lançada primeiro!
No entanto, a polêmica diz respeito a investigações industriais! Tipo Pespi copiando a Coca-cola sabe?
Leia Mais...
Leia Mais...
Camelot 3000 - A 2º mega saga da DC!(que deveria ser lançado nos dias de hoje)
É antigo pra caramba! Eu sei! Mas é igualmente boa!
Cara! Se me dei ao luxo de falar das 1º's Mega Sagas DC/Marvel, como não continuar com essa obra prima, escrita por Mike W. Barr e desenhado por Brian Bolland ?
É realmente sensacional!
Portanto, como se trata de uma obra escrita ha mais de 30 anos, spoilers é quase uma piada, certo?
Mas serei tolerante com aqueles que ainda (pasmo!), não leram! Não contarei o final!
...
Sandman
O mestre dos sonhos
Havia um mundo dos quadrinhos esquecido pelo público geral que a indústria não queria abrir mão. Solução: Reformular!
Tentaram algumas vezes com os editores convencionais, mas não vingou.
- Vamos chamar outro cara – disseram os editores. Quem?
Neil Gaiman!
...
Cavaleiro das TrevasA Magnífica forma decadente de Batman!
Para os fãs de quadrinhos, o conteúdo deste post não é nenhuma novidade. Mas aqueles que querem começar a apreciar a arte por trás dos quadrinhos precisa ler e conhecer essa obra.
...
Leia Mais...
WATCHMEN - MELHOR HQ DO SÉCULO XX
Em 1986 e início de 1987, o mundo dos quadrinhos foi agraciado pela Obra definitiva de Alan Moore – Watchmen!
Muitas mudanças já aconteciam no mundo dos quadrinhos, mas nada comparado ao grupo Meta-ferrado-humano Watchmen!
Com linguagem mais adulta e desenhos fora do convencional (ilustrado por Dave Gibbons), a série em 12 edições impactou todos que tiveram acesso a ela!
Houve uma ruptura nos quadrinhos convencionais! Uma invasão do alternativo.
Os doze fascículos fizeram tanto sucesso que meses depois ganhou uma versão encadernada – a chamada Graphic Novel.
Não só surgiu no Brasil no formato original americano, como também foi quase simultâneo (para a época).
Se revista em quadrinhos era coisa de criança, Watchmen destruiu esse estereótipo!
Reconhecida com prêmios – Kirby, Eisner e prêmio Hugo – a séria foi aclamada como a melhor mini-série da década (acredito que tenha sido a melhor do século!).
Além de trabalhar com um roteiro de realidade paralela – O que acontecia ali não condizia com a realidade atual (o que nos leva a pergunta: Batman, Superman, X-men – fazem parte da realidade atual ?), tinha em seus personagens a imagem gritante do anti-herói!
Não um, mas todos!
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário