Post Page Advertisement [Top]

Diversos


As Décadas em Nossas Vidas: Parte I - Os Anos 50!


São vários períodos que marcaram nossas vidas de maneiras diferentes. Passamos por várias delas, mas sempre tivemos uma mais especial que a outra: ou pela nossa infância, ou pela nossa adolescência, época de faculdade, casamento...as décadas foram longos períodos de nossas vidas que muitas vezes são guardadas com muito carinho em nossas mentes e corações. Todas elas são marcadas por pequenas revoluções, mudanças de comportamentos na sociedade, tragédias, inovações...o tempo e suas mudanças contantes "embrulhados" em pacotes de dez anos.
 Como as pessoas guardam muita6s lembranças de suas épocas, é comum que as décadas passadas causem muitos sentimentos de nostalgia nas pessoas. Que inspire festas, eventos, ou produções (filmes, séries...) com as características de tal época. Muitas pessoas viveram sua década preferida. Com os jovens de hoje, porém, tornou-se comum adorarem uma época que não viveram. Em bares e festas que se celebram os anos 50, é muito comum ver muitos jovens embalados pela dança, música e visual do período. Os anos 80 também se tornaram outra época muito festejada por ter sido uma época tão divertida e colorida. Nós do Geekmente queremos sua participação. Nos diga: qual é a sua década favorita? Segue aqui nossa primeira parte, os anos 50.
...

As Décadas em Nossas Vidas: Parte II - Anos 60! 


 Os inacreditáveis anos 60 podem ser considerados por  muitos como a mais importante e significativa década, pelo menos em aspectos Culturais e comportamentais. Começou como uma época doce e inocente e terminou de forma explosiva, tumultuada e tensa.
 John Kennedy é eleito Presidente dos E.U.A.  e era um símbolo de esperança para muitos, mas foi assassinado em 1963. No Brasil, ocorre um Golpe MIlitar em 1964, iniciando uma Ditadura que se estenderia por quase duas décadas. Na segunda metade da década começa a Guerra do Vietnã, conflito duramente criticado, principalmente pelos Hippies, pessoas que seguiam o Movimento Hippie, que viviam uma utopia de "paz e amor" e defendiam a vida em comunidade, condenando o Capitalismo, Autoritarismo, Preconceito Racial e, claro, Guerras. No ano de 68, uma onda de protestos na França marcariam para sempre aquele ano como um dos mais importantes e simbólicos do século XX.
...

As Décadas em Nossas Vidas: Parte III - Anos 70! 


Se os anos 60 foram a Utopia de um mundo melhor, de liberdade e da idéia que tudo era possível, na década seguinte era a hora de acordar do sonho. Ou nem isso: várias lendas do Rock morrerram logo nos primeiros anos. Brian Jones se foi um pouco antes, em 69. Depois, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, todos esses aos 27 anos, uma coincidência macabra. Os Beatles se separaram. "O sonho acabou", cantou John Lennon em "God". O Rei do Rock se foi, em 1977. Foram tempos difíceis, da Crise do Petróleo e da continuação da Guerra do Vietnã. A ditadura aqui fervia e ocorria também no Chile, Uruguai e outros países Latino-americanos.
...

As Décadas em Nossas Vidas! Parte IV - Os Anos 80! 



Ah, os coloridos anos 80! Depois de anos de barras pesadíssimas e abusos de todas as maneiras possíveis, a década seguinte foi bem careta e comportada. Mas nem por isso foi menos divertida...
 O mundo ainda vivia sob a tensão da Guerra Fria, e com toda aquela paranóia sobre as potências nucleares, que tudo podia ir pelos ares a qualquer momento...o Socialismo só iria desmoronar junto com o Muro de Berlin, em 89. Conflitos? Guerra das Malvinas, entre Grã-Bretanha e Argentina, tensões no Oriente médio com a Guerra entre Irã e Iraque, bombardeios americanos na Líbia e as pressões mundiais acerca do Apartheid Sul-Africano e pela liberdade de Nelson Mandela. No Brasil, a Ditadura Militar estava enfrequecida e o ano de 84 foi marcado pelos intensos atos pelas "diretas já", as tão sonhadas Eleições Diretas que finalmente aconteceriam em 89. Não significou muita coisa...




Décadas... Os Anos 80! Parte I



Ah, os coloridos anos 80! Depois de anos de barras pesadíssimas e abusos de todas as maneiras possíveis, a década seguinte foi bem careta e comportada. Mas nem por isso foi menos divertida...
 O mundo ainda vivia sob a tensão da Guerra Fria, e com toda aquela paranóia sobre as potências nucleares, que tudo podia ir pelos ares a qualquer momento...o Socialismo só iria desmoronar junto com o Muro de Berlin, em 89. Conflitos? Guerra das Malvinas, entre Grã-Bretanha e Argentina, tensões no Oriente médio com a Guerra entre Irã e Iraque, bombardeios americanos na Líbia e as pressões mundiais acerca do Apartheid Sul-Africano e pela liberdade de Nelson Mandela. No Brasil, a Ditadura Militar estava enfrequecida e o ano de 84 foi marcado pelos intensos atos pelas "diretas já", as tão sonhadas Eleições Diretas que finalmente aconteceriam em 89. Não significou muita coisa...


Décadas... Os Anos 80! Parte II


Em 1980 John Lennon foi assassino a tiros em frente ao edifício em que morava, em Nova York. O assassino era Mark Chapman que tinha pedido um autógrafo minutos antes. Seu clássico "Imagine", de 1971, se tornava ainda mais relevante e, o disco que havia acabado de lançar, Double Fantasy, se tornou um imenso sucesso.
 Ian Curtis da banda Joy Division se suicida por enforcamento. A banda havia acabado de gravar seu segundo disco, Closer e estavam prestes a começar uma turnê pelos Estados Unidos. A música "Love Will Tear Us Apart" se tornou um dos maiores clássicos do Rock. Os demais integrantes formariam o New Order logo depois.  
...

Décadas... Os Anos 80! Parte III


    Vamos entrar agora no lado sombrio e alternativo dos anos 80. O Pós-Punk gerou, na virada da década, nomes como Joy DivisionSiouxsie and the Banshees. e The Cure. Esta década ficou marcada pelo início dos sub-gêneros (até o Metal originou vários) como Rock Gótico, Indie-Rock, AlternativoSiouxsie and the Banshees, Bauhaus, The Sisters of MercyNick Cave and the Bad Seeds foram os nomes mais marcantes do Rock Gótico, o que gerou um movimento entre seguidores do estilo. O The Cure também sempre esteve ligado ao estilo, mas por ter se tornado uma das maiores bandas da História, não se limita somente a ele. O visual soturno dos integrantes, e a voz e carisma do vocalista Robert Smith são características marcantes da banda. Suas músicas variam entre melancólicas e outras mais animadas e divertidas. Em 86 a banda explodiu no Brasil com as músicas "Boys Don't Cry" (de 80!!!), "In Between Days" e muitas outras. No começo de 87 fizeram shows lotados por aqui. Logo depois a banda alcançaria seu auge, com clássicos co "Just Like Heaven" e "Lullaby".
...

Décadas... Os Anos 90! Parte I


 "Todo mundo é moderno, todo mundo é eterno. Como um relógio antigo."
                                           Humberto Gessinger

"Vamos sair, mais estamos sem dinheiro. Os meus amigos todos estão procurando emprego."
                                                   Renato Russo

Resultado de imagem para collor impeachment


 Os anos 90 começaram como um período de total renovação para os brasileiros. Nem cheiro da ditadura que assombrou o país por anos. O povo havia acabado de eleger um presidente por voto direto, pela primeira vez em algumas décadas. O presidente Fernando Collor era jovem, o que dava a impressão de trazer uma modernidade para o país. Mas logo o que se descobriu era que ele era um playboy bon-vivant: se exibia passeando de Jet Ski. Em poucos meses, era anunciado seu Plano Economico que, entre outras medidas confiscaria as poupanças da população. Em 92 seu irmão Pedro Collor revelou todo o esquema de corrupção do presidente e logo foi votado um Processo de Impeachment e Itamar Franco o sucedeu. Dois anos depois foi criado o Real, moeda que aliviou a incontrolável inflação de tantos anos.
...
Leia Mais...


Décadas... Os Anos 90! Parte II




Resultado de imagem para new kids mc hammer

  O ano de 1990 foi um dos mais bizarros da Música. Pelo menos se tratando que fazia sucesso na época: New Kids on the Block, Tecnotronic, MC Hammer, Vanilla Ice, Poison, entre outros. Mas teve algumas exceções: Sinéad O' Connor estourou mundialmente com "Nothing Compares 2U", canção escrita por Prince. Ganhou VMA's de Melhor Video do Ano com um clipe bem simples,mas emocionante pois a cantora ia às lágrimas no final.
...


Décadas... Os Anos 90! Parte III



Resultado de imagem para tupac notorious big

   Na virada dos 80 pra 90, O Rap e a cultura Hip-hop se tornaram consistentes e uma imensa força contra o preconceito racial nos EUA. O Public Enemy era raivoso e político, e tinha feito muito barulho com "Fight the Power" que era do filme Faça a Coisa Certa, de Spike Lee. Seus primeiros discos foram aclamados pela crítica. O N.W.A. era um grupo independente que causou muita polêmica com suas letras raivosas e machistas. "Fuck the Police" era uma das faixas censuradas. Era formado por Dr. Dre, Ice Cube e Eazy-E. Depois das piadas que foram MC Hammer e Vanilla Ice, O NWA se dissolveu. Ice Cube inicia uma bem sucedida carreira solo e, Dr. Dre começa a sua com o disco The Chronic, que foi aclamadíssimo e venderia muitos milhões. Nascia o Gangsta Rap. Logo, em seguida surgiria Snoop Doggy Dog e Tupac Shakur. Eazy-E morreu em consequência da AIDS. Tupac (ou 2Pac) se tornou uma lenda do gênero com discos como All Eyez on Me mas foi morto a tiros em 96. Em março de 97, seu rival Notorious B.I.G. também foi assassinado. Puff Daddy, que era parceiro de B.I.G., explodiu com um estilo mais festeiro e ostentação, o que foi banalizando o gênero. Surge então Jay-Z, que era um gênio com as letras. Em 99 surge um branquelo que iria tumultuar tudo: Eminem.
...

Um Mundo Mais Negro Por favor!


Ao contrário do que parece, não estou aqui falando sobre Pantera Negra!
Quero aproveitar esse lançamento da Marvel/Disney para dizer:

"Que venham os heróis negros de todo o mundo"!
Aliás! Que venham os heróis!
A cor de cada herói deveria sem o menos importante quando se trata de heroísmo!

Mas, infelizmente vivemos um mundo ocidental racista! ( e não me venha dizer que não existe racismo no Brasil!).
Acredito de verdade, que os livros, os quadrinhos e até a música sempre esteve um passo à frente de toda a sociedade - ainda que estes tenham sido desenvolvido por ela!
Me parece que a arte é um produto que não se pode calar com a cor da pele!

Amo a arte por isso!
...
Leia Mais...

Contos da Vovó!


Belgrado, Abril de 1941...

Esta não é um conto sobre a guerra – apesar de haver uma guerra em seu contexto.
Esse é apenas um dos muitos relatos de sobrevivência contado por minha avó.

Neste, não se trata das coisas terríveis que a guerra faz com as pessoas, mas sim no comportamento de uma menina em meio a selvageria que a guerra apresenta:
...


APRESENTAÇÃO GEEKMENTE - ROSTOS POR TRÁS DAS POSTAGENS






LEANDRO KARNAL - CARECA DE CONHECIMENTO!




Leandro Karnal
Um ícone moderno que trata sobre a historicidade antiga e contemporânea.

Professor da Universidade Estadual de Campinas, Karnal se tornou uma das pessoas mais assistidas no Youtube! É chique ouvir Karnal! É intelectual conhecer o conteúdo de suas palestras! É pós-moderno segui-lo nas redes sociais!
E cá entre nós, vale à pena fazer parte da massa de seguidores desse fenômeno!
Não é por acaso seu sucesso.
Autor de pelo menos 10 livros, centenas de milhares de visualizações no Youtube e programas no canal aberto (sejam eles como participante ou protagonista), tudo o que o homem diz se torna pérola do pensar!
Sua linguagem que em geral começa simples e aos poucos cresce em sofisticação não apenas nos apresenta informações culturais como também nos enriquece socialmente.
...



QUANTO TEMPO O TEMPO TEM?



Este é um documentário (disponível no Netflix), nacional de excelente qualidade.
Procure um tempo! E assista!
Dirigido por Adriana L. Dutra e Walter Carvalho, conta com um elenco de comentaristas de peso! Entre eles:
André Comte-Sponville, Marcelo Gleiser, Thierry Paquot e Arnaldo Jabor entre outros.
Uma análise atemporal sobre o tempo!
...

PARABÉNS JUNIORES!



(da esquerda pra direita: Bibão, Juniores, Herbert e Brunovisk)

Certas coisas devem ser divididas com o público. Acho que este momento faz parte de uma delas.
Hoje comemoramos o aniversário de 40 anos de um dos maiores administradores do blog (se não for o maior...).
Todos precisam ver o rosto por trás das postagens!
Aliás, dar “nomes aos bois” faz parte de saber de quem falamos mal e quem parabenizamos!
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

Nossas Redes Sociais
| Designed by Colorlib