Post Page Advertisement [Top]

Clássicosdestaqueslivrosnovos

Os Miseráveis - O clássico de Victor Hugo.


Para aqueles que pensam que Geekmente não fala sobre bons livros ou que seu foco é apenas ficção científica, venho hoje com um clássico!
A dinâmica de nossas postagens (sobre livros) tem como objetivo o incentivo à leitura. Assim, optamos por leituras simples e/ou fáceis antes de entrar no âmago do que entendemos por "leitura de qualidade". Não que o simples não possa ter qualidade.

Deixe-me explicar:

Toda leitura, entendemos como válida e importante! (Leia bula de remédio - mas leia!)
Como buscamos um público de "A" a "Z" (mais precisamente de X ao Z - Geração X, geração Y, geração Z), buscamos conformalizar nossas postagens com coisas que sejam de comum apreciação por estes grupos distintos. Por isso, nossa linguagem mais "abrangente".
Mesmo assim, insistimos em postagens de livros "de peso", como 1984 de George Orwell - Leia a postagem! Ou ainda, do mesmo autor - Revolução dos bichos - Leia a postagem! E sim! Ficção Científica! Por que entendemos que ficção também é arte e cultura.

Dito isso, vamos ao texto e livro em questão:



(Capa da versão que eu li)


(Nova edição - muito linda)

Escrito por Victor Hugo em 1862 e o mesmo já foi traduzido em diversos países simultaneamente que na França - seu país de origem.
O autor nasceu em 1802 e morreu em 1885. Era contemporâneo de Napoleão Bonaparte e seu romance trata profundamente sobre a miséria Francesa e seus muitos conflitos acontecendo na época (Batalha de Waterloo 1815, por exemplo).

Sinopse:

Trata-se da história de Jean Valjean (e outros com quem este personagem de alguma forma se envolve). Jean Valjean é preso e condenado às gales por tentar roubar um pão para matar a fome de seus sobrinhos (fica 5 anos preso por isso e mais 14 por inúmeras tentativas de fuga - totalizando 19 anos de prisão).
Quando finalmente é liberto da prisão se percebe marginalizado por ser um ex-presidiário. Ninguém na cidade o recebe. Nem mesmo querendo pagar por uma estalagem e ter uma simples noite de sono, ele consegue estadia.
Sem opção, decidi ir dormir na escadaria de uma igreja. Quando uma senhora que passava o vê e sugere que ele procure pelo Bispo Myriel (conhecido como senhor Benvindo).
Assim o faz. E para sua surpresa é recebido pelo Bispo de bom grado.
O bispo manda que se coloque a melhor prataria à mesa - temos um convidado - diz ele para sua criada.
Depois de ter se banhado e devidamente alimentado, recebe do bispo um quarto para dormir.
Mas a noite de Jean não é tranquila. Preocupado com o que o futuro lhe reserva, ao invés de se mostrar grato pela compaixão de senhor Benvindo, ele rouba - lhe a prataria e foge!
Logo ao amanhecer a polícia bate à porta do Bispo e diz:
- Encontramos esse homem com um lençol nas costas como um saco cheio. Achamos suspeito e resolvemos pará-lo. Descobrimos que ele levava sua prataria. Soubemos que eram suas pelo brasão nos talheres.
- Ora! Ora! Meu filho! Você saiu com tanta pressa que esqueceu de levar estes dois castiçais! Isso é um presente meu para ele seu guarda! Diz senhor Benvindo.
Assim, salvo pelo bom Bispo, Jean Valjean é liberto e segue seu caminho.
Porém, o ato de bondade do bispo muda completamente a vida de Jean Valjean!
Ele decide mudar de nome e mudar de vida.
Agora se chamando de Madeleine se torna um homem próspero e generoso e até se torna prefeito de uma cidade.
Mas, um certo dia Javert (o chefe de polícia) reconhece Jean Valjean e tenta prende-lo por nunca ter se apresentado devidamente às autoridades (como deveria fazer periodicamente um ex-detento) e por falsidade ideológica.
Medeleine consegue fugir! E começa assim uma caçada frenética de Javert contra Jean Valjean.

Muita coisa acontece entre as muitas fugas de Jean e os demais personagens que complementam essa história, inclusive motins e focos da Revolução.

É unânime a admiração desta obra, o que a coloca entre os principais romances mundiais. Bem por isso já foi relançado dezenas de vezes, adaptado para a televisão, cinema, teatro e até quadrinhos.


(Treiler do filme Os Miseráveis de 2012 - Não é nem perto o que o livro apresenta)

Realmente é uma obra lindíssima!
A linguagem de Victor Hugo é muito fácil e envolvente. Seus personagens cativantes e a proposta do livro, sua mensagem é maravilhosa.


Os Miseráveis estará em cartaz no teatro Raposo Shopping!
Rodovia Raposo Tavares, km 14,5 - Sala Irene Ravache - Piso Cinema (Jd. Boa Vista)
Telefone: 3732-9006 / 3034-2172
Horário da Bilheteria: de terça-feira a sexta, das 13h às 22h, sábado e domingo, das 12h às 22h ou até o início da apresentação.
Estacionamento: R$ 8,00 por 4 horas. Lugares para cadeirantes e obesos e espaço para PNE.
Mais informações: Clique aqui!

Não tenha medo do tamanho do livro. Quando se começa a ler vamos esquecendo o tamanho e se encantando com a história.
Infelizmente não tive acesso à obra completa. A versão que li é mais condensada e sem saber, achei que lia a obra completa.
A obra completa é cara! Mas pretendo obtê-la.

Tentei resumir bem do que se trata a história dando o mínimo possível de spoilers. Mas não se engane! Spoilers nenhum tira o brilho e o encantamento da obra em si.

E você? Já leu Os Miseráveis?
O que achou?
Divida conosco suas impressões.
Se não, corra e leia!
Depois nos conte.

Um grande abraço e boa leitura.
Autor: Herbert Adomeit.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

Nossas Redes Sociais
| Designed by Colorlib