Vamos entrar agora no lado sombrio e alternativo dos anos 80. O Pós-Punk gerou, na virada da década, nomes como Joy Division, Siouxsie and the Banshees. e The Cure. Esta década ficou marcada pelo início dos sub-gêneros (até o Metal originou vários) como Rock Gótico, Indie-Rock, Alternativo. Siouxsie and the Banshees, Bauhaus, The Sisters of Mercy, Nick Cave and the Bad Seeds foram os nomes mais marcantes do Rock Gótico, o que gerou um movimento entre seguidores do estilo. O The Cure também sempre esteve ligado ao estilo, mas por ter se tornado uma das maiores bandas da História, não se limita somente a ele. O visual soturno dos integrantes, e a voz e carisma do vocalista Robert Smith são características marcantes da banda. Suas músicas variam entre melancólicas e outras mais animadas e divertidas. Em 86 a banda explodiu no Brasil com as músicas "Boys Don't Cry" (de 80!!!), "In Between Days" e muitas outras. No começo de 87 fizeram shows lotados por aqui. Logo depois a banda alcançaria seu auge, com clássicos co "Just Like Heaven" e "Lullaby".
The Smiths era uma banda de Manchester formada por (Stephen) Morrissey, Johny Marr, Mike Joyce e Andy Rourke. Foram, junto com o U2, a banda mais importante da década. Lançaram apenas quatro discos de estúdio, mas também incontáveis singles, coletâneas, compilações e raridades que se misturavam nas lojas. O disco The Queen is Dead é considerado um dos melhores de todos os tempos. "Panic", "There's a Light That Never Goes Out", "The Boy With the Torn in his Side", "Heaven Knows I'm Miserable Now" são só algumas dos incontáveis clássicos. Suas músicas eram ora depressivas, ora raivosas. Morrissey é gay, mas nunca foi sensível; uma das personalidades mais rancorosas da Música. A banda terminou em 87.
O U2 veio da Irlanda e teve uma notável estreia com o álbum Boy. O terceiro, War já a colocava como uma das mais importantes do mundo, por causa da postura política e de suas performances ao vivo. "Sunday Bloody Sunday" e "New Year's Day" se tornaram hinos. Tocaram no festival LIve Aid, em 85 e foram um dos destaques (tinha Queen e Led Zeppelin). Nessa época, tinham lançado a música "Pride (In the Name of Love)", outro hino, do álbum The Unforgettable Fire. Depois do disco seguinte, The Joshua Tree, a banda já estava entre as maiores de todos os tempos.
Nos EUA, a cena do Rock Alternativo ganhava força com grupos como R.E.M., Sonic Youth, Pixies, Dinosaur Jr. e Hüsker Du. Eram bandas de Indie Rock, ou seja de gravadoras independentes e não alcançavam grande público, apenas a Crítica especializada e jovens das universidades. Essas bandas foram primordiais como influência para as bandas que surgiriam na virada da década e no começo dos anos 90 o Rock Alternativo explodiria mundialmente.
O R.E.M. pôs a crítica de joelhos quando lançou Murmur em 83. A Rolling Stone o elegeu Álbum do Ano, à frente de War do U2, Thriller de Michael Jackson e Synchronicity do The Police. Com o quinto disco, Document, conseguiram também sucesso comercial, com as músicas "The One I Love" e "It´s the End of the World...". Assinam com a Warner e lançam Green em 88 e saem em uma grande turnê mundial. Com o passar dos anos se tornariam uma das maiores e mais importantes bandas do Rock.
Voltando ao Synthpop e Eletrônico...
O A-ha estourou mundialmente com "Take on Me", em grande parte devido ao seu maravilhoso e eterno videoclipe. Nos Estados Unidos tiveram, no máximo, mais um hit. Em outras partes do mundo eram uma sensação pop, principalmente no Brasil.O Coldplay, uma das maiores bandas dos anos 2000, confessa uma enorme influência da banda norueguesa.
O New Order foi formado após o suicídio do líder do Joy Division. O que era uma das bandas mais sombrias de todos os tempos se tornou uma das mais dançantes. A música "Blue Monday" se tornou um enorme clássico. Depois vieram "The Perfect Kiss" e "Bizarre Love Triangle".O grupo é um dos mais influentes e um dos grandes nomes da Música Eletrônica.
O Depeche Mode surgiu em 81 com o single "I Just Can't Get Enough". Em 84 estouraram como hit "People are People". A banda ia evoluindo muito acada álbum.Em 87 foram aclamados por crítica e público com o excepcional Music for the Masses. "Strangelove" e "Never Let me Down Again" tornaram-se mega hits. A banda conquistou os Estados Unidos e fizeram uma mega turnê, tocando em estádios. A banda se tornou uma das maiores de todos os tempos e , se tratando de Música Eletrônica é considerada a maior banda.
O INXS, banda australiana com seis integrantes, lançou seu primeiro disco em 80. Foram ganhando cada vez mais notoriedade com músicas como "Original Sin"."What you Need" chegou em quinto lugar no Hot 100 dos EUA, em 85. O grupo tinha uma performance explosiva e o vocalista Michael Hutchence se tornaria um dos maiores sex-symbols do Rock. Kick, de 87 venderia mais de 10 milhões de cópias e geraria mega-sucessos como "I Need you Tonight", "New Sensation", "The Devil inside", "Never Tear Us Apart" e "Mistify".
No Cinema, Martin Scorcese faz a Obra-prima Touro Indomável que rende o Oscar de Melhor Ator para Robert De Niro. Stanley Kubrick adapta a obra de Stephen King, O Iluminado, com Jack Nicholson. A Saga Star Wars, iniciada por George Lucas teve continuação com o arrebatador O Império Contra-Ataca (1980) e se encerrou (pelo menos até ali) com O Retorno de Jedi (83). Lucas, apesar de ser criador da história e seu universo, não dirigiu as continuações. O Império...é considerado por muitos como o melhor filme da série.
Steven Spielberg e George Lucas queriam criar um personagem que revivesse as antigas aventuras do Cinema e, ao mesmo tempo, fosse uma espécie de James Bond. O filme era Os Caçadores da Arca Perdida, e o personagem Indiana Jones, vivido pela estrela em ascenção Harrison Ford. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e passou a ser considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Em 1984 mais um filme da série foi lançado, Indiana Jones e o Templo da Perdição, com ação e aventura praticamente initerruptas. No terceiro filme, Indiana Jones e a Última Cruzada (89), Sean Connery interpretava o pai de Indy. Os três filmes foram dirigidos por Spielberg.
ET, o Extraterrestre é a Obra-prima de Spielberg. O filme de ficção-científica e fantasia emocionou o mundo e se tornou a maior bilheteria da história. Foi aplaudidíssimo em Cannes e indicado para nove Oscars, incluindo melhor filme. No mesmo ano (82), outra ficção-científica faria história e marcaria o gênero para sempre: Blade Runner, O Caçador de Andróides, de Ridley Scott. Também estrelado por Harrison Ford, o filme foi um fracasso de bilheteria. Porém, com o passar dos anos e com o sucesso que o filme passou a fazer nas videolocadoras, ganhou status de filme Cult e passou a ser considerado um dos maiores clássicos do gênero.
James Cameron lança O Exterminador do Futuro, um marco da Ficção-científica e dos filmes de Ação. O filme também levaria Arnold schwarzenegger ao mega estrelato (ele já era famoso por Conan, o Bárbaro). Cameron mesclou os dois gêneros com maestria, assim como no seu filme seguinte, Aliens, o Resgate, um dos maiores filmes de ação já feitos e que seria indicado a oito Oscar.
Em 1985 Robert Zemeckis lança De Volta para o Futuro, que se tornaria um clássico não só da Sci-fi, como da História do Cinema. O filme tinha um roteiro engenhoso, assinado pelo próprio Zemeckis. Estrelado por Michael J. Fox e Christopher Loyd, teve suas continuações lançadas em 89 e 90, formando uma das melhores trilogias do Cinema.
Comédia foi um dos gêneros mais importantes dos anos 80. Depois da morte de John Belushi (seu último grande filme foi Os Irmãos Cara de Pau, de 80), brilharam nomes como Steve Martin, John Candy, Chevy Chase, Robin Willians, Tom Hanks, entre outros.
Eddie Murphy fez parceria com Nick Nolte em 48 horas, que inventou o gênero "buddy comedy", de tiras parceiros (antes mesmo de Máquina Mortífera). Logo depois era a vez dele brilhar sozinho, no filme Um Tira da Pesada, de 84, que o transformou em astro. Trocando as Bolas ,Um Príncipe em Nova Iorque e a continuação de Um Tira...foram outros sucessos.
Os Caça-fantasmas tinha Dan Aykroyd, Bill Murray, Harold Ramis e Sigourney Weaver. Se tornou um fenômeno e é considerado uma das melhores comédias de todos os tempos. Teve uma continuação em 89, mas não fez o mesmo sucesso.
Tom Hanks era comediante nos anos 80 e estrelou "A Última Festa de Solteiro" e "Splash, Uma Sereia em Minha Vida". A partir de "Quero ser Grande" , que interpreta uma criança que passa a ter um corpo de adulto, que ele foi aclamado e foi indicado ao Oscar.
John Hughes dirigiu as comédias adolescentes que foram a cara dos anos 80: Gatinhas e Gatões, O Clube dos cinco, e principalmente Curtindo a Vida Adoidado, que de tanto reprisar na TV, passou a ser considerado um dos "clássicos da sessão da tarde". Antes só do que Mal-Acompanhado", também de Hughes, não era teen e era estrelado por Steve Martin e John Candy.
Filmes de terror, horror e fantasia também foram marcantes. A obra de Stephen King foi adaptada diversas vezes: o já citado O Iluminado, A Hora da Zona Morta, Christine, o Carro Assassino, O Cemitério Maldito, Conta Comigo (drama estrelado por crianças) , Comboio do Terror (dirigido pelo próprio King) entre muitos outros. O diretor John Carpenter fez diversos clássicos "Cult" como Christine, O Enigma de Outro Mundo (The Thing), Starman, Os Aventureiros do Bairro Proibido, entre outtros. Wes Craven se tornou muito famoso por ter criado o vilão Freddie Krueger no filme A Hora do Pesadelo, que teve várias continuações. Sam Raimi revolucionou o terror com A Morte do Demônio (Uma Noite Alucinante) e Uma Noite alucinante 2. John Landis fez Um Lobisomem Americano em Londres que inspirou Michael Jackson a fazer o vídeo de "Thriller". David Cronnenberg dirigiu Jeff Godblum em A Mosca, filme que ganhou o Oscar de Maquiagem.
Os filmes policiais foram fenômenos como Máquina Mortífera, com Mel Gibson e Danny Glover. Scarface, de Brian de Palma era fortíssimo e tinha uma atuação inesquecível de Al Pacino. De Palma fez Os intocáveis em 87, com Kevin Costner, Sean Connery, Andy Garcia e Robert De Niro. Connery venceu o Oscar de Coadjuvante pelo papel. Stallone Cobra foi um fenômeno no Brasil e foi a maior bilheteria do país em 1986.
Filmes Infanto- juvenis como Os Goonies , A Lagoa Azul, A História Sem Fim, Karatê Kid I e II, O Feitiço de Áquila, entre outros são lembrados com muito carinho, por marcar a juventude de quem viveu a época, e outras épocas também, através das inúmeras reprises na TV.
Rambo, Programado para Matar, Rambo II e III, estrelados por Sylvester Stallone foram fenômenos dos filmes de Ação. Mad Max (79), Mad Max 2, a Caçada Continua e o terceiro, Além da Cúpula do Trovão revolucionaram o gênero e definiram o estrelato de Mel Gibson. Predador, de John Mctiernan é um clássico da ficção e ação. No ano seguinte, Duro de Matar, do mesmo diretor também revolucionaria os filmes de ação e alavancaria a carreira de Bruce Willis. Robocop, o Policial do Futuro, de Paul Vernohen se tornou um clássico desta década era bastante visionário ao mostrar uma Detroit decadente. Top Gun é um tremendo sucesso e alça Tom Cruise ao topo de Hollywood.
O diretor Milos Forman ganhou novamente os Oscar de Fime e Direção por Amadeus (biografia de Mozart), nove anos depois de Um Estranho no Ninho. Platoon, de Oliver Stone ganhou os Oscars de Melhor filme e Direção e se tornaria um dos melhores filmes de Guerra já feitos. David Lynch se torna um dos maiores diretores do Cinema com O Homen Elefante e Veludo Azul. Rain Man, de Barry Levinson era estrelado por Dustin Hoffman e Tom Cruise. Hoffman interpretava um autista e venceu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator. Também foi o melhor filme em ambas as premiações e no Festival de Berlin.
O diretor alemão Win Wenders ganhou a Palma de Ouro em Cannes por Paris, Texas. Venceu a Palma de Melhor Direção pelo filme Asas do Desejo, que na década seguinte inspiraria o americano Cidade dos Anjos. Akira Kurosawa foi indicado ao Oscar de Direção por Ran. A História Oficial dá o primeiro Oscar de filme Estrangeiro para a Argentina. Nesta década surge Pedro Almodovar (Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos), Luc Besson (Subway, Imensidão Azul) e John Woo (Alvo Duplo, The Killer).
Pixote, A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco mostra a vida cruel das crianças de rua de São Paulo. Era interpretado por um menino de rua que foi morto pela polícia sete anos depois. O filme teve repercussão internacional e foi aclamado pela crítica. Marília Pera ganhou prêmios de associações de críticos americanos e foi indicado ao Globo de ouro de Fime Estrangeiro. O cantor australiano Nick Cave se mudou para São Paulo após assistir ao filme. Babenco dirigiria depois O Beijo da Mulher Aranha que revelaria Sonia Braga ao mundo e seria indicado ao Oscar de Melhor Filme e Diretor. William Hurt venceu como Melhor Ator, além de também a Palma de Ouro em Cannes.
No futebol, a Seleção Brasileira de 82 era o Time dos Sonhos, com nomes como Zico, Sócrates, Falcão, Junior e Cerezo, entre outros. Era comanda pelo técnico Telê Santana. No jogo contra a Itália pelas quartas de final da Copa do Mundo da Espanha, o time brasileiro foi surpreendido pelo atacante Paolo Rossi que marcou três gols. O episódio ficou marcado com " a tragédia do Sarriá", devido ao nome do estádio que ocorreu a partida. A Itália se tornou Tri-Campeã Mundial.
Não foi muito muito diferente na Copa seguinte, no México, em 86. O Brasil tinha Zico e Sócrates e Junior novamente, além de Müller e Careca. Josimar foi uma revelação marcando dois gols em dois jogos seguidos. No jogo contra a França da estrela Platini, o Brasil foi eliminado nos pênaltis. A Argentina do excepcional Maradona se tornou Bi-Campeã Mundial .
O time do Flamengo, que tinha o craque Zico venceu o torneio Libertadores da América em 1981. No final do mesmo ano venceram o Torneio Intercontinental de Clubes, que era jogo único disputado entre vencedor sul americano contra europeu. Dois anos depois, o Grêmio, que tinha Renato Gaúcho ganhou os mesmos títulos. Pelo menos em alguma coisa, parece que a história está se repetindo...
Francisco de Oliveira Junior
Nossa como foi bom relembrar ,tantas coisas boas dessa época. .. Anos 80 foi muito bom!!! Músicas ,filmes.
ResponderExcluir