Post Page Advertisement [Top]

capa; coringa; quadrinhosdestaques;

O Estoicismo de Coringa - O maior Arqui-Inimigo - Amado/Temido por todos!





Uma frase usada por muitos, mas bem disseminada no Brasil pelo MC Mano Brown (Racionais):
"Quer viver pouco como um rei ou muito como um Zè?"
É uma boa descrição desse que será ( acredito) eterno personagem, que vive a vida a cada dia como se fosse o último!
Porém, ele não o faz por uma mera questão de valores. Nas histórias, ele é louco!

Não é por acaso que iremos abordar o "Coringa" nessa nova postagem - É o centro das atenções do mundo cinematográfico.
Não só pela incrível atuação de Joaquin Phoenix, mas também pela abordagem do filme.

Spoilers!!! 
Muitos spoilers!!!

Não tenho dúvidas de que, quem curte nossa página já viu o filme. Porém sempre está surgindo novos participantes, e com estes me preocupo. Sob seu risco e dano, vamos em frente:

Produtores:

Desde o início do personagem Batman (Abril 1940), já havia o Coringa!
Foi criado como seu arqui-inimigo, mas pouco valorizado (tendo até a possibilidade de eliminá-lo quando as histórias foram ficando mais sérias nos anos 80).
Porém, a reformulação que Frank Miller deu ao personagem Batman, o mantiveram vivo - Até os dias de hj.
Fato é que a indústria de cinema aprendeu a especular melhor as origens, o que leva um personagem mal a ser mal, e perceberam que isso vende!
Vamos combinar! Estamos fartos das origens dos super-heróis!
Queremos beber de outras fontes...
Mas serão sempre as mesmas com abordagens diferentes. E Nisso, temos que aplaudir a Warner!
Que visão!
Todas as merdas que eles já fizeram com: Quarteto Fantástico, X-Man, Liga da Justiça,  Wolverine, não podem ser comparadas às obras Primas de Triologia de Batman, O Velho logan - Filmes Magníficos.
Desculpe minha opinião - Talvez vc gostem dos filmes do Homem - Aranha.
Acho ruim todos (da Warner!).
Então a empresa conseguiu um mega faturamento com o anti-herói Venon...
Filme mais sombrio, com uma lógica independente... Vendeu.
Não acho bom - mas comparado com muitos da franquia - aceitável.
Então, por motivos que desconheço, veio Coringa!

O Filme:
Com uma rota "além da curva" - como foi feito Logan, eles seguiram explorando o personagem.
Quantas pessoas não haviam interpretado o pepel antes? Qual significativo era esse personagem? (seria uma carona de Arlequina?)...?
O objetivo da industria eu não sei. (sempre é dinheiro, não é?). Fato, é que eles elaboraram um personagem incrível para os dias atuais, se passando nos anos 80!
Um homem com sério problemas mentais e sociais, em busca de seu valor - encontra no acaso e na crise (caos para alguns), significado para sua existência.
Todos, sem exceção com os que falei disseram: - Eu entendo a revolta dele...
Por aí se entende a censura (no Brasil 16 anos no exterior 18 anos) e a revolta de alguns.
Um cara com problemas sociais e com grave problema psicológico não é motivo de graça nos dias de hj.
Ser diferente não é e não pode ser engraçado! O que nos leva a pergunta:  - O que é e o que pode ser engraçado?


Desde a primeira aparição do personagem nas telas de TV nunca se viu algo tão drástico e polêmico quanto a versão de Joaquim Phoenix.
Louco? Sim! Mas controlado pelo sistema - e claro - por nossos heróis!
Seus objetivos eram risíveis perto do que surgiu depois.
O Coringa de Jack Nicholson foi incrível nos anos 90! Não se pode diminuir a atuação de um cara como esse.
Mas, nada se compara a  Heath Ledger - Um ícone para o cinema e para o personagem.
Sem esse cara, todos os Coringas seriam patéticos e irrelevantes... Ele deu vida ao personagem!
E o fez de tal forma, que este mesmo personagem o absorveu! Assim como a vida louca e o glamour! Se matou com apenas 28 anos.

O que é o estoicismo do coringa:
Em frases simples, é a percepção de que somos controlados por forças maiores que nós mesmo para:
- consumo;
- prazer;
- lazer;
- trabalho;
- política;
- sociabilidade.
Não é segredo que o personagem "Coringa" foi baseado no filme "O homem que ri" de 1928, que trata sobre o mesmo problema (num aspecto diferente) sob a síndrome de Arthur Fleck - vugo - Coringa.
Na prática, a pergunta que é feita é: Como lidamos com  a vida? Como lidamos com a morte?
Arthur Fleck ao falar com sua psicóloga diz:
- Vc não verdade não está me ouvindo, não é? Pergunta se tenho pensamentos sombrios... Tudo o que tenho são pensamentos sombrios!
E a que mais me identifico: - Sou só eu o o mundo está ficando mais louco?

O que é o Estoicismo - visto que nosso personagem é Estoico:
Estoico é aquele que é imune ao momento.
Para ele a vida significa outra coisa - mais que o momento, menos que a a existência.
- Se avida não tem significado pleno, o que importa é faze-la grande! Não importando os meios!
Se matar uma pessoa ou muitas, em nome do caos, da insanidade e/ou da indiferença! Fara com que, alguém me escute - esse meio vale a pena!
Se a loucura foi atribuída aos ateus, muitos loucos fizeram loucuras em nome da fé!
Não é o ateísmo ou falta de fé que causa catástrofes - é o excesso dela....
A vida não sorri pra caras como nós...
Um cara acima de qualquer suspeita!
Não acho que os Estoicos estejam errados. Eu mesmo faço parte dessa categoria.
Só acho que pregar um mundo sem esperança e sem acreditar nele, seja uma uma forma ruim de viver.
Forçar o riso também não é uma saída...
Com os políticos e os patrões que temos por ae, acha mesmo que sou eu quem tem que te dizer?

Eu sei e confio que meus amigos do blog tenham mais coisa pra dizer (com certeza sobre cinema!) mas gostaria de deixar minha percepção.

Fale conosco:bloggeekmente.com.br
Face: Geekmente

Foi um prazer escrever para vcs!
Autor: Herbert Adomeit
















Um comentário:

  1. Caraca man! Você foi fundo ao dissecar esse personagem e toda sua loucura. Espetacular, como o filme!!!

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]

Nossas Redes Sociais
| Designed by Colorlib