Ah, os coloridos anos 80! Depois de anos de barras pesadíssimas e abusos de todas as maneiras possíveis, a década seguinte foi bem careta e comportada. Mas nem por isso foi menos divertida...
O mundo ainda vivia sob a tensão da Guerra Fria, e com toda aquela paranóia sobre as potências nucleares, que tudo podia ir pelos ares a qualquer momento...o Socialismo só iria desmoronar junto com o Muro de Berlin, em 89. Conflitos? Guerra das Malvinas, entre Grã-Bretanha e Argentina, tensões no Oriente médio com a Guerra entre Irã e Iraque, bombardeios americanos na Líbia e as pressões mundiais acerca do Apartheid Sul-Africano e pela liberdade de Nelson Mandela. No Brasil, a Ditadura Militar estava enfrequecida e o ano de 84 foi marcado pelos intensos atos pelas "diretas já", as tão sonhadas Eleições Diretas que finalmente aconteceriam em 89. Não significou muita coisa...
Em tempos de New Wave, o cantor inglês Ritchie explodiu com "Menina Veneno". Lulu Santos estourava co "Tempos Modernos" e depois teria muitos outros hits. A banda Bltz, com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Lobão (na bateria) se tornou um fenômeno Nacional com seu primeiro disco e o Mega-hit "Você não Soube me Amar", entre outros hits. A capa do disco era super colorida ao estilo New Wave e o LP tinha suas duas últimas faixas totalmente arranhadas à mão à mando da Censura, movida pela ditadura.
Em 1984 o Barão Vermelho, formado por Cazuza e Frejat, entre outros, estoura nacionalmente com o álbum Maior Abandonado e Cazuza se torna uma estrela do Rock Nacional.
Os Paralamas do Sucesso, formado por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone lançam Cinema Mudo em 83 e O Passo do Lui em 85. Este último se tornou um mega sucesso e teve quase todas as suas músicas estouradas nas rádios do País.
Era só o começo da Era de Ouro do Rock Brasileiro.
Em 1985 era lançado Revoluções por Minuto, primeiro disco do RPM, banda paulista liderada pelo sex symbol Paulo Ricardo. A faixa título, "Loura Gelada","Radio Pirata" e "A Cruz e a Espada" explodiram no País inteiro. No mesmo ano, também de São Paulo o Ultraje a Rigor lançava Nós Vamos Invadir Sua Praia. Com um rock totalmente voltado para o humor, estouraram quase todas as faixas nas rádios. A mais importante delas, "Inútil" se tornou um bordão nacional, além de se tornar uma espécie de hino das Diretas Já. A Legião Urbana também lançava seu primeiro disco, uma revolução no Rock Braileiro, graças às letras do líder Renato Russo e o som moderno da banda, focado no Pós-Punk.A música "Será" se tornou um enorme hit. A banda veio da Cena Rock de Brasília, que já havia revelado os Paralamas. O Camisa de Vênus, liderado por Marcelo Nova, foi o maior nome vindo da Bahia desde Raul Seixas. Faziam um som anárquico, entre o Punk e o humor. "Eu não Matei Joana Darc" e "Sivia" eram mega-hits que eram cantados pelo público que lotavam os shows da banda.Os Titãs faziam sucesso a música "Televião" do seu segundo disco, de mesmo nome. Ainda nesse ano, Cazuza anuncia sua saída do Barão Vermelho e parte para carreira solo.
O ano de 1986 foi surpreendente e marcante para a Cena do Rock Brasileiro que estava fervendo e no topo das atenções das gravadoras, de toda a mídia e público.
Os Paralamas do Sucesso lançam Selvagem?, um marco do Rock Brasileiro. As letras ficaram mais maduras e o som influenciado por ritmos caribenhos e africanos. "Alagados" se tornou um símbolo dessa nova fase, e um dos maiores clássicos da banda. Os Paralamas continuariam lançando grandes álbuns e clássicos ano a ano.
O RPM lançou o disco ao vivo Radio Pirata Ao Vivo e se tornou um fenômeno sem precedentes no Rock Nacional. O grupo fez uma mega turnê para multidões histéricas pelo vocalista e baixita Paulo Ricardo. O disco vendeu inimagináveis dois milhões de cópias e tinha como novosl hist "London London" (cover de uma música de Caetano Veloso) e "Alvorada Voraz".
A Legião Urbana lançou o álbum Dois. O disco coloca a banda no mais alto patamar do Rock Nacional. As letras de Renato Russo já o colocavam para sempre na História da Música Brasileira. O som absolutamente moderno e relevante, mais a produção refinada, mostrava significava um enorme amadurecimento do Rock de nosso país, que até pouco tempo atrás ainda estava engatinhando, ainda estava no "ié-ié-ié". O disco tinha músicas acústicas como "Quase sem Querer" ,"Eduardo e Mônica", "Música Urbana 2" (essas duas da época do Aborto Elétrico e do Trovador Solitário), influências de Smiths ("Tempo Perdido", "Fábrica"), Pós-Punk ("Acrilic on Canvas", "Daniel na Cova dos Leões") e a Épica futurista "Indios", uma das melhores músicas já gravadas no Brasil. Várias dessas músicas estouraram e o disco foi um mega sucesso. A Legião se tornou a maior banda do país e lançaram muitos clássicos ao passar dos anos, como "Faroeste Caboclo","Que País é este?" (87), "Pais e Filhos", "Há Tempos", "Monte Castelo" (89) entre muitos outros.
Os Titãs já eram conhecidos, tinham dois discos e alguns sucessos nas rádios. Era um grupinho engraçadinho, com canções mais comerciais. Mas em 86 veio a grande guinada na carreira, com Cabeça Dinossauro. O disco foi produzido por Liminha o maior produtor musical da época. Foi um marco no Rock Nacional e gerou clássicos como "Homem Primata", "Polícia", "Família", "AA UU" e "Bichos Escrotos". O disco tem momentos de porradaria total como "Polícia" e "A Face do Destruidor" e outros mais leves e divertidos como "Bichos Escrotos", um enorme hit. A banda passava um espírito de rebeldia e era seguida por multidões de jovens pelo país. Lançaram mais discos excelentes como Jesus Não tem Dentes no País dos Banguelas(87) e Õ Blesq Blom (89). Junto com Paralamas, Barão e Legião formavam a Elite do Rock Brasileiro.
O Ira! lançou seu segundo disco, Vivendo e não Aprendendo" estourou com "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você". A banda paulista continuou fazendo sucesso ao longo dos anos, principalmente por causa das suas eletrizante s performances ao vivo.
Os Engenheiros do Hawaii, do Rio Grande do Sul, estreou de forma modesta com Longe Demais das Capitais e o mega hit "Toda Forma de Poder" Nos ano seguintes, com a formação mais importante, Humberto Gessinger, Augusto Licks e Carlos Maltz, lançariam os discos A Revolta dos Dândis (87) e Ouça que eu digo:não ouca ninguém(88) e se tornariam uma das maiores bandas do país. "Infinita Highway", "Terra de Gigantes", "Somos quem podemos ser", entre outras, se tornaram verdadeiros hinos de uma geração.
Capital Inicial e Plebe Rude; bandas que se originaram da Cena Rock de Brasília, desde os tempos de Aborto Elétrico (que originou a Legião Urbana), também estrearam em disco noa ano de 86. O Capital estourou com "Música Urbana" e "Fátima" (composições de Renato Russo) e a Plebe com "Até Quando esperar".
Outras bandas que fizeram sucesso e estavam no segundo (ou terceiro) escalão do BRock dos 80: Metrô, Kiko Zambianchi, Finis Africae, Zero, Heróis da Resistência, Biquini Cavadão, Nenhum de Nós, Uns e Outros, João Penca e seus miquinhos amestrados, De Fall, Picassos Falsos, Violeta de Outono, Mercenárias, entre outros.
O Punk Rock teve uma cena muito forte, liderada pelos Ratos de Porão, que tiveram repercussão internacional. Cólera e Inocentes foram outros grandes nomes do Movimento.
Outras bandas que fizeram sucesso e estavam no segundo (ou terceiro) escalão do BRock dos 80: Metrô, Kiko Zambianchi, Finis Africae, Zero, Heróis da Resistência, Biquini Cavadão, Nenhum de Nós, Uns e Outros, João Penca e seus miquinhos amestrados, De Fall, Picassos Falsos, Violeta de Outono, Mercenárias, entre outros.
O Punk Rock teve uma cena muito forte, liderada pelos Ratos de Porão, que tiveram repercussão internacional. Cólera e Inocentes foram outros grandes nomes do Movimento.
Ficou excelente brother! Parabéns pelo texo. Reflete bem nossa época uma grande parte da nossa história de infância. Esperando a parte II! Fenomenal!
ResponderExcluir