Post Page Advertisement [Top]

diversos

Décadas..Os Anos 80! Parte II



Em 1980 John Lennon foi assassino a tiros em frente ao edifício em que morava, em Nova York. O assassino era Mark Chapman que tinha pedido um autógrafo minutos antes. Seu clássico "Imagine", de 1971, se tornava ainda mais relevante e, o disco que havia acabado de lançar, Double Fantasy, se tornou um imenso sucesso.
 Ian Curtis da banda Joy Division se suicida por enforcamento. A banda havia acabado de gravar seu segundo disco, Closer e estavam prestes a começar uma turnê pelos Estados Unidos. A música "Love Will Tear Us Apart" se tornou um dos maiores clássicos do Rock. Os demais integrantes formariam o New Order logo depois.  
 O mundo da música estava passando pela transição de  Pós-Punk para New Wave e Synth Pop. B52's , Blondie e  The Cars faziam sucesso no periodo.






 Em 1981 estreava nos EUA a MTV, canal de TV totalmente dedicado à música. O videoclipe passava a ser totalmente essencial para a carreira de um artista. Ironicamente, o primeiro  vídeo a ser exibido tinha o nome de "Video killed the radio star" e era da banda The Buggles. A partir daí, artistas como Duran Duran, Eurythimics, Culture Club, Billy Idol, Talk Talk estourariam através de seus videoclipes estilosos e inovadores. Essa seria considerada a Segunda Invasão Britânica. Essa invasão se estenderia também à outros gêneros como Heavy Metal e Rock Alternativo, como veremos mais para frente.




The Police foi a maior banda do Mundo entre 81 e 84. O grupo liderado pelo vocalista Sting, surgiu no Movimento Pós-punk e tinha grande influência do Reggae. O sucesso vinha desde o fim dos anos 70, mas nos 80 estouraram com os discos Zenyatta MondattaGhosts In The Machine e Synchronicity. "Every Little things She Does is Magic" e "Every Breathe you Take" foram alguns dos sucessos e,em 84 o grupo quebrou o recorde dos Beatles, de público em um show. Após a separação, Sting iniciou uma muitíssima bem sucedida carreira solo.



Duran Duran estourou com seu segundo álbum, Rio. Os vídeos feitos para os singles do disco eram gravados em lugares exóticos e os integrantes da banda, que eram sex-symbols, fizeram da banda um fenômeno instantâneo. "RIo", "Hungry Like a Wolf" e "Save a Prayer" explodiram. Nos anos seguintes tiveram outros mega-hits como "Wild Boys", "A View to a Kill" (tema de filme de James Bond) e "The Reflex", entre outros. 



 O Culture Club tinha um visual totalmente moderno e gay, especialmente por causa de seu líder Boy George. Apesar do visual moderno e de serem considerados um dos nomes do New Wave e New Romantic, tinham muita influência do Soul e R&B norte-americanos. Emplacaram muitos hits como "Do You Really  Want to Hurt Me?", "Karma Chamaleon", "Time (Clock of the Heart)", "Love is Love", entre outras.
 O Eurythimics era uma dupla formada por Annie Lennox Dave Stewart. Explodiram com a eterna  "Sweet Dreams (Are Made of This)", um Synthpop sombrio cujo vídeo mostrava a dupla de forma bem andrógina. A dupla faria muito sucesso até o final da década, com músicas que variava  de estilos, entre RockPop e R&B. Lennox seria considerada uma das maiores vozes da Música Pop.
 O Talking Heads surgiu durante o estouro do Punk, mas seu som era característico do  Pós-punk e New Wave. Nos anos 80 seu som ficou mais experimental e sofisticado. A banda acabou fazendo sucesso devido à qualidade das suas excelentes músicas e também por causa de seus revolucionários e incríveis Videoclipes, alguns dirigidos pelo próprio David Byrne, líder da banda. "Once in a Lifetime", "And She Was" e "Road to Nowhere" são só alguns de seus clássicos.
  O Synthpop, na época também conhecido como Techno Pop, era o som Eletrônico da época, muito influenciado pela música do Kraftwerk nos anos 70. Dominou as paradas no começo da década, ainda que alguns artistas tivessem apenas um hit. Gary Numan estourou com "Cars",Soft Cell com "Tainted Love", Talk Talk com "It's my Life", Ultravox ("Vienna") e Human League com um dos maiores clássicos eletrônicos, "Dont you Want me", foram alguns que explodiram nas paradas.



 Em 1982, Michael Jackson lançava o disco Thriller. Com o vídeo de "Billie Jean", foi o primeiro artista negro a estourar na MTV. O disco foi aclamadíssimo pela crítica e estouraria também "Beat it", "Human Nature" e "The Girl is Mine" (Com Paul McCartney). Quando MIchael resolveu, por conta própria, fazer o vídeo da música "Thriller", revolucionou o Videoclipe, elevando para outro patamar. O ano era 84 e o disco ainda vendia horrores e é até hoje, o mais vendido de todos os tempos. Michael compôs com Lionel Ritchie o Hino "We are the World" que uniria artistas americanos para obter lucros para combater a fome no Continente Africano. Em 87, ele lançaria Bad, outro mega sucesso. Ele quebraria o recorde de ter cinco singles de um disco em primeiro lugar nos EUA, entre eles "Man in the Mirror" e a faixa-título. Desta vez, Michael fez uma Mega turnê Mundial. Nos anos seguintes, ele passaria a ser chamado de Rei do Pop.


Prince Vinha lançando discos desde 78..Ele tocava todos os intrumentos, fazia as composições, produzia, dançava muito, brilhava nos vídeos e era uma lenda da guitarra. Estourou com o disco e música 1999, já com a maravilhosa banda Revolution. Quando lançou Purple Rain, em 84, e também o filme de mesmo nome, o sucesso foi avassalador. Muitos milhões de discos vendidos e até o Oscar de Melhor Canção. "Kiss" foi um enorme hit em 86 e, no ano seguinte ele lançaria a obra-prima Sign O' Times.








  Madonna até teve um certo sucesso com seu primeiro disco em 83, mas com o segundo, Like a Virgin, virou estrela mundial. Era sexy, provocante e ousada. Brilhava na MTV com seus vídeos e apresentações. "Material Girl" foi um dos sucessos, além da feixa-título. No ano seguinte o álbum True Blue continuou no mesmo nível de sucesso, com "Papa Don't Preach" e "Live to Tell". Nessa época ela estava casada com o ator Sean Penn. Em 89 lançou o disco Like a Prayer, um dos melhores discos Pop de todos os tempos, com a clássica música título e seu inesquecível videoclipe. A cantora, com o passra dos anos foi considerada a "rainha do Pop" e vendeu 300 milhões de discos.



Cindy Lauper era uma popstar irreverente que estourou com o disco She's So Unsual. O super clássico "Girl Just Wanna Have Fun" é o tipo de música que tem a "cara" dos anos 80, assim como "Staying Alive" dos Bee Gees foi para os 70. A balada "Time After Time" também foi um imenso sucesso. Cindy chegou a ser uma concorrente de Madonna,uma versão mais louquinha, mas não foi tão longe. 
 David Bowie alcançou status de ídolo Pop com Let's Dance, produzido por Nile Rogers. Vendeu milhões, tinha vídeos em alta exibição na MTV e fez uma mega turnê mundial. Anos depois, mesmo não vendendo muito, era um Ícone de Estilo e elegância. Fez outra mega turnê acompanhado do guitarrista Peter Frampton.



Bruce Springsteen estourou nos anos 70 e se tornou uma promessa do Rock n'Roll. No começo da década continuou lançando gramdes discos como The River e o mais acústico Nebraska. Quando lançou Born in the USA, em 1984, o disco explodiu assim como vários singles, como a explosiva música-título, a New wave "Dancing in the Dark" e "Glory Days". Bruce se tornava uma Lenda viva do Rock Americano, um herói das classes trabalhadoras e era apelidado de "The Boss" (o chefe). Até enganou o Presidente Ronald Reagan que elogiou a música "Born in the USA" dizendo que era uma canção nacionalista , quando na verdade fazia várias críticas ao tratamento dado aos veteranos da Guerra do Vietnã. 
 O Dire Straits estreou em 78, continuou lançando discos e gravou um disco ao vivo, o que mostrava que a banda era grande. Mas quando lançou Brothers in Arms, se tornaram gigantescos. "Money for Nothing" era um sucesso feito sob medida para a MTV , pois além de citar o canal na letra, tinha um vídeo inovador. "So Far Away", "Walk of Life" e "Brothers in Arms" foram os outros hits que ajudaram o disco se tornar um dos mais vendidos de todos os tempos.
 O bateirista Phil Collins assumiu o posto de vocalista e compositor do Genesis após a saída de Peter Gabriel no fim dos anos 70. Logo, o Rock Progressivo da banda se tornou praticamente um Pop, e claro, bem popular e radiofônico. Mesmo que sombria, a música "Mama" foi um grande sucesso. Em paralelo, Phil iniciou uma bem sucedida carreira solo. A música "In the Air Tonight" se tornou um grande clássico. Mas foi com seu terceiro disco, No Jacket Required que ele alcançou o mega estrelato. Tinha o mega sucesso "One More Night". Paralalelamente, ele ainda lançava hits como "Against all odds" e "Easy Lover'. No mega festival  Live Aid que ocorreu simultaneamente na Filadélfia e em Londres, ele se apresentou primeiramente em uma cidade e depois pegou um voo para se apresentar na outra. No Jacket Required ganhou o Grammy de Album do Ano, vencendo Brothers In Arms do Dire Straits. 



Os Tears for Fears surgiu em 83 com o disco The Hurting, que fez muito sucesso no seu país, a Inglaterra. Com o segundo disco, Songs from The Big Chair o sucesso foi global. "Shout", "Everybody Wants to Rule the World", "Head Over Hills", entre outros, foram mega sucessos que ecoam até hoje. Tanto que o grupo se apresentou no Rock in Rio 2017 e fez uma das apresentações mais consagradas. Em 89 lançaram The Seeds of Love que continha os clássicos "Sowing the Seeds of Love" e "Woman In Chains".



George Michael era da dupla Wham! que fez muito sucesso com "Wake me up Before You Go". Em carreira solo, explodiu com a balada "Careless Whispers'. Teve outros singles de sucesso, mas quando lançou seu primeiro disco solo, Faith é  que ele se estabeleceu como um dos maiores nome do Pop Mundial. Brilhou em clássicos como "Faith", "Father Figure", "One More Try","Kissing a Fool", entre outros. Talvez o último grande Pop star.







]

 O Heavy Metal viveu seu auge nos anos 80. O Motorhead já havia surgido no fim dos 70 e chegaria ao auge no início dos 80, impulsionando a New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.) que explodiria nomes como Judas Priest, Iron Maiden, Def LeppardVenom,Diamond Head, entre outras  bandas britânicas de puro peso. O Iron Maiden se tornou um dos gig antes do metal, venderam mais de 80 milhões de discos e até hoje tocam para multidões insandecidas. Ozzy Osbourne saiu do Black Sabbath e se tornou o verdadeiro deus do metal. Nos Estados Unidos o Metallica estreava com Kill'em All em 83. Mas foi com Master of Puppets que redefiniram os rumos do Metal: a banda é um dos pilares do Trash Metal. Ex-integrante do Metallica, Dave Mustaine fundou o Megadeth, outra banda gigante do Trash. As outras duas forças do gênero são Slayer, que lançou o clássico Reign in Blood, e o Anthrax. As quatro bandas seriam chamadas, com o passar dos anos chamadas de "Big Four". O Sepultura se tornou uma das maiores bandas do Trash Metal e seu terceiro disco, Beneath the Remains colocou a banda no cenário mundial.
 Continunado com o Rock pesado, ou Hard Rock, o AC/DC já tinha estourado com Highway to Hell. Após a morte do seu vocalista, Bon Scott, a banda o substituiu por Brian Johnson e lançaram Back to Black, disco que hoje é o segundo disco mais vendido da história.


Van Halen estreou em 78, já com imenso sucesso e tinha um dos maiores guitarristas da história, Eddie Van Halen e um grande e irreverente frontman, Dave Lee Roth. Em 84 fizeram mais sucesso ainda com "Jump" que era cheia de sintetizadores. Roth saiu, fez sucesso em carreira solo, e entrou Sammy Haggar. Continuaram fazendo sucesso, mas com Roth a banda era única.
  Na Inglaterra, o The Cult  começou como praticamente uma banda de Rock Gótico. Foi se tornando Hard Rock, com muita influência de Led Zeppelin.












Os anos 80 foram muito marcados pelas bandas Posers, ou de Glam Metal, Pop Metal, Hair Metal, Metal Farofa ou de várias denominações que puderam ter. Eram bandas que se diziam de Heavy Metal, mas eram totalmente maquiadas e com muito Glam...muitos artistas pareciam mulheres, ou verdadeiras bonecas. O Twisted Sister foi uma das primeiras a serem bem maquiadas.Pelo menos não tentavam ser sexies: eram horrorosos e engraçados. O Mötley Crue também eram muito maquiados mas vivam a vida louca: drogas pesadas e mulheres sem limites. O Poison deixava a mulherada louca com seus integrantes loiros que pareciam bonecas. O Def Leppard era uma banda da NWOBHM mas que acabou se tornando Pop Metal. Principalmente depois que o bateirista perdeu um braço e a batida ficou "mais leve". Venderam horrores com os discos Pyromania e Hysteria. O Bon Jovi também explodiu com seu Rock para as multidões ("Living on a Prayer", "Born to be my Baby", "You Give Love a Bad Name") e baladas super açucaradas ("I'll be There for You"). O vocalista Jon Bon Jovi era um símbolo sexual e a banda faz sucesso até hoje. 




 O Guns n' Roses até surgiu nesse cenário, na glamourosa Los Angeles e o vocalista Axl Rose até tinha um visual meio Glam no começo. Mas o som da banda era pesado e autêntico e era considerado um salvação do Rock. O disco Apettite for Destruction é considerado um marco do Hard Rock,

O Rap e a cultura Hip-Hop surgiram nos anos 70, nos guetos norte americanos. No começo dos 80 começariam a ser lançados pelas gravadoras álbuns e singles de artistas do gênero. "Rapper's Delight" do Sugarhill Gang e "The Message" de Grandmaster Flash and Furious Five foram os primeiros sucessos do gênero. Artistas como Kool Moe Dee, Afrika Bambataa, LL. Cool J. foram artistas também importantes. Em 86, o produtor Rick Rubin teve a idéia de juntar o grupo Run DMC e a banda de Hard Rock Aerosmith para regravarem "Walk This Way" e misturarem os estilos. Então, o Rap bombou e não parou mais de fazer sucesso e o Aerosmith, que estava em decadência, voltou com força total e explodiu novamente. Também produzido por Rubin, o grupo Beastie Boys, com integrantes brancos,  foi o primeiro grupo de Rap a vender milhões de cópias, com o disco "License to Ill"

                                          Francisco de Oliveira Junior




Resultado de imagem para run dmc























3 comentários:

  1. Bem complexa a segunda parte da matéria, na primeira parte, já teve um vídeo clipe para ilustrar, na segunda, teve mais clipes excelentes também, e deu uma boa panorâmica de tão eclética e com lançamentos ótimos teve essa década. É claro, faltou uma coisa ou outra, mas seria impossível listar tudo que aconteceu nessa época, diferente do que acontece nos tempos atuais. Mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Esperadamente ótimo! Parabéns! Claro, anos 80 é ainda maior que isso - não é possível relatar toda sua grandeza em dois textos. Uma finidade de coisas (quase infinita!), mas mandou muito bem irmão! O mundo precisa saber! Parabéns pela ótima linguagem, organização e conteúdo! Vc é o cara!

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]

Nossas Redes Sociais
| Designed by Colorlib