Muito antes de Guerra Civil da Marvel ou Batman Vs Superman da DC - ou mesmo Esquadrão Suicida! Tanto a Marvel quanto a DC começaram com mini-séries ou Crossouver que redefiniram os arcos dos quadrinhos e seus personagens. Deram origem a todo o conceito que conhecemos hoje.
Para os fãs mais velhos, uma recordação prazerosa (do tempo em que havia mais roteiristas que desenhistas nas histórias em quadrinhos - ou talvez os dois!). Para os novatos, uma pequena apresentação do que é esse universo (muito além das telas de cinema e desenhos animados e bonecos articulados).
Para todos - existem pelo menos 3 relançamentos dessa saga em formato de luxo, encadernado e que vale a pena ter em sua coleção.
Existe uma polêmica sobre "quem nasceu 1º" Secret Wars (Guerras Secretas) ou Crisis on Infinite Earths (Crise nas Infinitas Terras).
Seria fácil responder isso dizendo: Ah! Aquela que foi lançada primeiro!
No entanto, a polêmica diz respeito a investigações industriais! Tipo Pespi copiando a Coca-cola sabe?
Muitos afirmam que a Marvel soube com antecedência que a DC estava criando uma mega séria que mudaria tudo em suas histórias (visto que a pesquisa da DC para essa reformulação começou em 1981). Com o mesmo sentimento americano de "quem vai chegar na lua 1º", a Marvel se antecipa e lança um ano antes, Guerras Secretas (1884)!
Seguido por Crise nas Infinitas Terras da DC (1985).
Seguido por Crise nas Infinitas Terras da DC (1985).
Apenas como ordem cronológica, vamos começar por:
Guerras Secretas:
Com roteiro de Jim Shooter e a brilhante arte de Mike Zeck e Bob Layton, Guerras Secretas foi a primeira história com a junção ou mistura de todos os heróis e vilões de uma editora (ok. Não todos... A Maioria).
Conta-se que a venda de bonecos articulados estava em alta nos EUA. A Kenner Toys lançou os Super Powers - Bonecos da DC que estouram em vendas.
Sua concorrente direta, a Mattel em parceria com a Marvel faria uma nova linha de bonecos. Mas para isso, sugeriu uma história que apresentasse esses personagens.
Surgiu as Guerras secretas! E claro, sua linha de bonecos!
(No Brasil, lançado pela Gulliver)
História: De repente, não mais que de repente, surge um tipo de portal alienígena no meio da cidade - Central Park.
Todos os mortais ficam em choque! Os heróis vão investigar do que se trata - como? Entrando no tal portal!
Então se revela que um ser cósmico (quase um deus), chamado Byonder criou aquele portal para trazer tanto os heróis quanto os vilões para uma batalha épica! Quem vencer a batalha governará o mundo! Diz ele.
Estes são levados para um planeta (novinho! Pré criado para isso) e lá começa a pancadaria!
Avaliação: Hoje, esse enredo é o mais batido do universo! Porém, essa tinha sido a 1º vez que tinha sido usado! Logo, na época, foi bom pra c$#%#!
Foi nessa história em que o uniforme do Homem-Aranha é substituído pelo uniforme preto - que hoje, todos sabem se tratar de um ser alienígena - que deu origem ao Venon.
Personagem que, muito em breve, ganhará um filme próprio - Diz a lenda.
Apesar de simples, a história foi fantástica na época. Vendeu horrores! Com direito a álbum de figurinhas, bonecos e outros apetrechos.
De verdade, sinto falta da simplicidade de histórias com um bom desenrolar delas. Desenhistas sóbrios e revistas de fazer inveja pra quem não leu!
Crise nas Infinitas Terras:
Escrito por Marv Wolfman e desenhado pelo excelentíssimo Sr. Jorge Perez (um dos maiores desenhistas da DC).
Para mim essa saga é muito mais significativa que Guerras Secretas! Por que?
Porque o universo DC estava uma bagunça dos infernos!
Havia 3 ou 4 Flashs! Lanterna Verde negro, branco, novo, velho! Cada roteirista trazia a tona algo dos quadrinhos que ele viu na sua infância e/ou gostava, mas que não tinha uma ordem cronológica!
Crise nas Infinitas terras foi uma espécie de Canon da DC.
Depois dessa história, tudo foi explicado e reorganizado.
História: De alguma forma, por algum motivo, as multiplas versões do universo se alinham uma com as outras, abrindo assim uma dimensão para o multverso! Todas as Terras existentes nas outras dimensões vão parar na mesma dimensão!
(Sim amigos! No mundo dos quadrinhos existem muitas dimensões ou universos paralelos, como um espelho invertido do nosso - será só nos quadrinhos?)
O mesmo motivo que expôs esse multverso também está agrupando-os novamente! Mas, a medida que junta uma Terra com a outra, uma delas deixa de existir!
Com o desaparecimento de coisas, pessoas e heróis no multverso, esses se reúnem para tentar minimizar e entender o que está acontecendo.
Então se descobre que existem dois seres: Um Material (o Monitor) e outro Anti-material (o Anti-Monitor). A batalha entre eles é o que gerou as multi-Terras e também o motivo da destruição das mesmas.
Avaliação: Como já antecipei, essa história é mais significativa entre as duas, visto que, através dessa história, não era mais necessário conhecer todo o universo da DC desde , sei lá, 1950!
Foi uma reformulação, do tipo - Marco zero!
Sem perder seus personagens principais, sem perder a origem desses personagens e criando um conceito contínuo para as histórias.
Vamos ser sinceros: - Cripton, o cachorro de aço! Ninguém merece né?
Até a Super-Girl morreu nessa história - que foi ótimo (para haver apenas um criptoniano sobrevivente!). Só isso, já vale a história.
As histórias e personagens que vieram depois, obrigatoriamente foram pensados dentro desse conceito. Um grande plus para a DC.
Mas, como a DC envelhece e faz merda ao longo do tempo! SuperGirl ja voltou! (e tem ainda uma versão gostosa dela a Poderosa! Os outros Flashs já apareceram... Nem sei dizer quantos são hoje em dia!), Mataram e ressuscitaram Superman...
Mas foi um período bom. Vale a leitura.
...
OBS: Soube que saiu um tipo de Remaker das Guerras Secretas.
Não li. Não há o que possa dizer a respeito. Mas... Dizem que é muito ruim! (apesar do desenhista).
Foquei no que conheço - O Clássico!
Não li. Não há o que possa dizer a respeito. Mas... Dizem que é muito ruim! (apesar do desenhista).
Foquei no que conheço - O Clássico!
Curiosidades:
Havia um delay, nas histórias lançadas nos EUA e no Brasil. Talvez por falta de recursos (não existia internet na época... E também, nos EUA as revistas eram lançadas quinzenalmente e com muitos títulos. No Brasil, média 8 títulos e juntavam histórias numa mesma revista ). Fato é que, havia uma diferença cronológica de quase dois anos entre as histórias escritas nos EUA e as publicadas no Brasil!
Por exemplo:
- Havia dezenas de cores para criptonita - Umas deixavam Superman mal, outra besta, uma outra safadão! Finalmente extintas na Crise!
Quando Secret Wars saiu nos EUA, havia dezenas de personagens há mais e muita coisa tinha acontecido!
- Tony Stark era alcoólatra na época das Guerras Secretas! Foi substituído por James Rhodes (o cara que faz War Machines - Maquina de Guerra - no filme!).
Como no Brasil isso não havia ocorrido nos quadrinhos, mas eles não podiam atrasar a produção dos bonecos, eles re-pintaram o personagem negro para se parecer com Tony Stark!
- Os personagens que ainda não haviam sido lançados no Brasil foram excluídos da capa da revista!
Compare as Capas
Acho que era tudo o que podia dizer sem Spoilers! Espero que gostem da publicação.
Dúvidas, idéias, sugestões, críticas, tudo é bem vindo!
Fale conosco! Quem é melhor? Marvel ou DC? Sabe algo sobre o Remaker?
Mostre que você faz parte desse universo (ou de vários!) Geekmente!
Mostre que você faz parte desse universo (ou de vários!) Geekmente!
Escrito por: Herbert Adomeit
Nenhum comentário:
Postar um comentário