Post Page Advertisement [Top]

destaquesficção científicalivrosnovos

Duna - A Obra Prima de Frank Herbert.

Considerado por muitos como um obra prima da ficção científica (inclusive pelo grande Arthur C. Clark) esse clássico de Frank Herbert tem história para um universo nível Star Wars!
Frank Herbert - (1920 - 1986) é o criador deste vasto universo de Duna. O primeiro livro foi escrito em 1965 e no ano seguinte ganhou o prêmio Hugo de melhor obra de ficção.
Deste seu lançamento até os dias atuais recebeu dezenas de relançamentos. Tanto seu primeiro livro quanto os cinco de sequência Duna.
Além destes há também uma dezena de livros escritos pelo filho de Herbert (Brian Herbert em parceria com o escritor Kavin J. Anderson), o que mostra a grandiosidade da obra.
Vamos ao resumo da Obra:
Num futuro muito distante o império intergaláctico é subdividido em feudos planetários e está em constante expansão. Todos os feudos planetários estão sob controle da casa imperial Corrino.
Uma família de nobres (casa Atraides) está prestes a se mudar para um planeta chamado Arrakis - única fonte da preciosa Melange (uma especiaria única em todo o universo que prolonga a vida de seu usuário).
Porém a popularidade do nobre Duque Leto Atraide preocupa o imperador Shaddan IV da casa Corrino que num movimento de traição e estratégia decide eliminar toda a família de Leto.
A casa Atraide é designada para administrar o planeta Arrakis (conhecido como Duna) e lá inicia os planos de destruição desta família.
Os planos do imperador quase dão certo. Ele consegue orquestrar um ataque e de forma traiçoeira. Leto Arrakis é assassinado. Mas seu filho Paul e a concubina de Leto, Lady Jessica (mãe de Paul) conseguem escapar para o deserto.
Começa então os planos de vingança e a luta por sobrevivência.
São muitos os perigos e muitas as descobertas tanto sobre o império quanto o planeta em questão.
Ainda no deserto, paul e Jessica precisam enfrentar os nômades nativos que ali vivem, os Fremens. Ao lutar e passar por algumas provas de coragem e merecimento, se mostra não só apto a se unir aos Fremens como um possível Messias deste povo.
Paul então se torna um Muad'Dib (lider político e religioso dos Fremens), e agora os liderando, cavalga em vermes gigantes da areia para obter sua tão sonhada vingança.
Críticas:
Mas é bom? Sim! É muito bom.
Mas devo admitir que só li três dos livros de Frank Herbert (são cinco) e nenhum dos livros de seu filho que segue na mesma temática.
Isso porque já o primeiro livro é um calhamaço de 672 páginas! Não que isso seja ruim (não são as quantidades de páginas que definem se um livro é bom ou ruim, obviamente).
A questão é que as muitas páginas acabam se arrastando e tornando a leitura um pouco cansativa.
Porém, entendo como importante (principalmente no 1º livro). Visto que há toda uma ambientação, personagens e seres a serem apresentados.
No primeiro foi tranquilo - tanto que limito minhas observações para este. Achei o livro bem completo e dinâmico, com desdobramentos bacanas (com margem para continuações).
O segundo, por sua vez, foi muito menor. 283 páginas.
Mas cara! Foi mais difícil ler essas 283 páginas que as 672 do livro anterior!
Era mais do mesmo, muita informação pouco desdobramentos empolgantes.
Mas a crise veio mesmo com o terceiro! São 522 páginas de uma lentidão extremamente cansativa!
Então entra novos personagens e mais e mais problemas políticos...
Eu tenho uma teoria para meu desânimo: Falta de divulgação.
Entenda - Star Wars em plena evidência, um marco nas histórias de sci-fi, ficou fácil ler Legend ou qualquer obra relacionada. Sabemos que todo ano iremos falar sobre o assunto (bem ou mal). Já Duna, além de ter sido começado em 1965 (O que cria uma linguagem mais lenta), não teve uma repercussão assim tão enfática.
Acredito que novas produções cinematográficas ou coisa do gênero dê um UP em Duna, e isso retome com um incentivo maior na apreciação da obra.
Mais sobre Duna:
Duna fão tão importante para o meio literário de sci-fi que rendeu até quadrinhos e filme!
E não estamos falando de um filme qualquer! Produzido por David Lynch (Temos Sting no elenco!).
Sim há as limitações da época em que foi produzido (e de verdade, o livro é muito melhor!), mas não foi algo de se jogar fora. Um fraco bom, entende?
Sobre HQ de Duna,a arte foi produzida por ninguém mais que Moebius! Vale ou não ver?
Deixe seus comentários.
Nos diga o que leu, se leu tudo ou quase tudo.
Diga se vale Remaker (dizem que haverá)...
Diz o que achou de nossa apresentação sobre o livro.

OBS: Com preocupação de Spoilers, limitei meu conjunto da obra pois, acho importante as descobertas no desenrolar da leitura.
Vale a pena, acredite!

Boa leitura!
Autor: Herbert Adomeit.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

Nossas Redes Sociais
| Designed by Colorlib