Post Page Advertisement [Top]

John Scalzi manda muito bem nessa continuação de "A Guerra do Velho". Se não sabe do que estou falando, clique no link que temos uma postagem sobre Clique aqui!
Aliás! Sem saber o que rola no livro anterior, você ficará meio perdido nessa história então, recomendo que leia antes de ver essa resenha.
Vamos direto ao livro:

Nome: As Brigadas Fantasma;
Autor: John Scalzi;
Editora: Aleph.

Como já disse, John Scalzi surpreendeu a muitos com uma excelente história de ficção científica - A Guerra do Velho. Agora, graças ao sucesso do seu 1º livro, segue com a continuação da história.
Eu estou escrevendo uma história e posso dizer com propriedade: É difícil pra c@%$! fazer uma continuação!
Por que? Perguntaria qualquer pessoa!
Porque você se desgasta tanto em material e idéias para sua 1º história que a sequência pode cair nos seguintes erros:
- Ser mais do mesmo;
- Ser completamente diferente do conceito original - 1º história;
- Ser focado em coisas e/ou personagens que ninguém quer saber!
Porém! (É importante que exista um porém), As vezes os caras acertam na medida para dar continuidade em suas histórias. Parece um caso pensado mas geralmente não é. Não em livros e principalmente em "marinheiros de 1º viagem"!
É fácil perceber a dificuldade em cativar o leitor com os personagens neste 2º livro, principalmente durante as primeiras 100 páginas.
São detalhes a ser contado, novos personagens a serem inseridos, uma trama a ser aprimorada... Em fim, complica um pouco.
- Mas como isso é diferente do 1º livro? Perguntaria alguém que não escreve!
Simples! Quando você começa a contar uma história você já começa habituando seu leitor no trama, no ambiente, com os personagens em questão! Na segunda, você provavelmente já matou alguns! Já concluiu (já venceu o vilão), já definiu coisas que fazem que o que vem depois é mais do mesmo!
Então, começa uma nova trama, novos desafios, novos desdobramentos que, pra quem já leu a parte um fica meio que... desinteressante...
Mas esta é só uma análise dos problemas! Na verdade Scalzi consegue nos trazer de volta ao seu ambiente intergalático e nos leva por aventuras bem interessantes - tipo Tropas Estelares.
Seu universo é muito bem construído e explorado. Tem vários tipos de seres e combates. Mas o foco de Scalzi neste 2º livro não é este.
Ele explora agora um ser diferente. Se na Gerra do Velho o assunto era um velho num corpo jovem, este seria um jovem (tipo adolescente) num corpo adulto, só que agora com toda uma nova linguagem e mente vazia pronta para ser preenchida.
Com um tom mais sarcástico ele explora a mente jovem e/ou a forma de encarar a vida.
Já diziam: Jovens são péssimos motoristas mas ótimos soldados.
Por que?
Pela imprudência e falta de cuidado com a própria vida.
É provável que haja um 3º livro. E espero que tenha!
Vale a pena a leitura. É divertido, cativante e criativo.
Mesmo achando o 1º melhor, neste ele manda bem.
Estou contido nesta postagem pois estou evitando Spoilers. Mas não deixe de ler! Um dos melhores da nova geração de Sci-Fi.

Deixe seus comentários, sua indicação de livros.
Pode dizer se gostou ou não deste livro (e claro, do anterior).
É sempre bom ter uma perspectiva diferente.

Boa leitura!

Autor: Herbert Adomeit.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

Nossas Redes Sociais
| Designed by Colorlib