Post Page Advertisement [Top]

destaquesEletrônicoHip-hopMúsicanovosPopRockRock Progressivo

Artistas Internacionais - Os que não entraram ( e os que não entrariam na lista)


  Com a boa recepção da lista dos artistas internacionais, resolvi mandar um lado B da lista, um bônus contendo aqueles que quase entraram e os porquês de terem ficado de fora. De quebra, ainda revelo os que muito dificilmente entrariam nesta louca relação.


  The Verve


  Resultado de imagem para the verve



  O grupo inglês foi um dos mais importantes da década de 90, e o álbum A Northern Soul também é destaque em sua discografia. Mas foi somente com o estouro de "Bitter Sweet Symphony" e o álbum Urban Hymns que fui conhecer a banda e, outros hits como "Sonnet", "The Drugs Don't Work" e "Lucky Man".



  Massive Attack


Resultado de imagem para massive attack

  
   Tarde demais pra arrumar. Na verdade esse incrível grupo de Trip-hop acabou ficando de fora por puro vacilo. Tirei outros artistas e esse acabou saindo, só depois me dei conta. Como consolo, o fato de que não conheço tantas músicas da banda, apenas as principais como "Daydreaming", "Unfinished Sympathy", "Protection", "Sly", "Teardrop" e "Angel"


  King Crimson


Resultado de imagem para king crimson


  Muito tardiamente vim a conhecer o som dessa histórica banda Progressiva, graças ao streaming (se fosse na época de comprar disco seria praticamente impossível). Devo admitir que fui surpreendido com músicas maravilhosas como "The Court of Crimson King", "21st Century Schizoid Man" e "Starless". Mas a minha pesquisa deixou a desejar e acabei não conhecendo tanto assim do grupo. 


  Jamiroquai


Resultado de imagem para jamiroquai 90s
 
  A estreia do Jamiroquai foi arrebatadora com "When You Gonna Learn?". Depois veio "Space Cowboy" e "Half the Man". Com "Virtual Insanity" ganharam o mundo. Tem ainda "Deeper Underground". Depois o som da banda ficou repetitivo.


   The Strokes


  Resultado de imagem para strokes

   
   O grupo foi considerado a salvação do Rock quando surgiu, no começo do século XXI, até me lembrou a revolução que o Nirvana causou dez anos antes. Mas não foram tão longe e, hoje só o álbum Is This It? é lembrado pela crítica. Os fãs também gostam muito de Room of Fire. A música "12:51" é a minha favorita.


    Marvin Gaye

Resultado de imagem para marvin gaye

    Em 1984 minha irmã tinha me contado sobre a tragédia que havia acontecido com aquele cantor cujo nome eu achava engraçado. "Sexual Healing" era o sucesso da época. Com o passar do tempo, "Let's Get it On" e "What's Going On" se tornaram músicas muito importantes na minha vida. "I Heard Through the Grapevine" tocava em um comercial de jeans que passava quando eu era criança. Já "I Want You" eu conheci através da versão de Madonna e Massive Attack.

  
  
  Portishead


Resultado de imagem para portishead


  Outro grupo responsável pela criação do Trip Hop, um dos grupos mais importantes da Música Eletrônica nos anos 90. O álbum Dummy trouxe clássicos como "Glory Box", "Sour Times" e "Numb". Portsihead de 97 trouxe "All Mine" e "Only You". A música "Machine Gun" de 2008 é uma porradaria só. Sensacional.


   The Cult



Resultado de imagem para the cult


   A banda inglesa era bem gótica numa época de Siouxsie and the Banshees e Sisters of Mercy. "Revolution" e "She Sells Sanctuary" são dessa fase. Depois encarnaram um Led e foram produzidos pr Rick Rubin e lançaram clássicos como "Love Removal Machine" ,"Fire Woman" e "Edie (Ciao Baby)" . The Doors é outra grande influência da banda. 


  Emerson, Lake and Palmer


Resultado de imagem para emerson lake and palmer

   Um dos maiores nomes do Rock Progressivo, alguns dos maiores instrumentistas de todos os tempos. Gosto de "C'est La Vie", "Lucky Man" e "From the Beginning". Conversei com o cara que se intitulava o maior fã deles no Brasil e ele falou que não conheço m* nenhuma.

  Gorillaz


Resultado de imagem para gorillaz

   O que parecia um simples projeto para brincar e testar outros estilos, foi bem além e até ofuscou a banda principal de Damon Albarn. Vários álbuns e hits como "Clint Eastwood" e "Feel Good Inc." Mas é lógico que o Blur é bem mais importante.


    Simple Minds


Imagem relacionada

    Uma das maiores bandas dos anos 80, chegou quase ao nível do U2, por exemplo. Ativistas, faziam shows pela Anistia Internacional, assim como Peter Gabriel. Clássicos como "Don't You Forget About Me", "Alive and Kickin" e "Mandela Day". "Não vá você, se esquecer de mim...". Putz.


   Skid Row



Resultado de imagem para skid row



   Hoje muita gente pode nem saber do que se trata esse nome mas, no início dos anos 90 essa banda chegou a rivalizar com Guns n' Roses, em termos de popularidade,principalmente aqui no Brasil. Claro que, em grande parte devido à beleza do vocalista Sebastian Bach, que de tão belo parecia até uma garota. Claro que eu acabei gostando também, principalmente antes da explosão do Grunge, quando praticamente só havia Metal Farofa para se ouvir. "Wasted Time" é a minha música favorita, uma interpretação arrebatadora de Bach.


  Arcade Fire


Resultado de imagem para arcade fire

  Até 2004, 2005, eu ainda gostava de acompanhar as novidades e ouvir discos das principais bandas do momento. Foi uma boa época em que surgiu Keane, Killers, Franz Ferdinand...o Arcade Fire foi uma coisa maravilhosa que surgiu, e o seu disco de estreia Funeral foi uma consagração. Tive sorte de ouvi-lo, na época. Nos anos seguintes só ouvi alguns singles, não me aprofundei mais. Talvez a última coisa boa que vi surgir no Rock...ou na Música.


  Neil Young


Resultado de imagem para neil young


  Um dos maiores nomes do Rock n' Roll e uma das maiores influências das gerações seguintes como as do Grunge e Rock Alternativo. Um dos artistas mais malucos também, chegou a ser processado por "não se parecer mais" como ele mesmo. "Heart of Gold","My My Hey Hey (Out of the Blue)", "Harvest Moon" e, claro, "Rockin' in Free World" são algumas das músicas que conheço.


   The B52's


Resultado de imagem para b52s

   Pra mim é impossível lembrar dos anos 80 sem lembrar deles. Foi uma das coisas que mais me marcou no Rock n' Rio de 1985, quando eu tinha oito anos. New Wave, pra mim poderia ser definida pela música "Legal Tender". "My Own Private Idaho" é outro clássico dessa época. "Love Shack" e "Roam" coroaram o merecido estrelato. 


  Beastie Boys


Resultado de imagem para beastie boys

  Eles quase entraram mesmo na lista definitiva. Hits não faltam: do início adolescente como "You Gotta Fight For Your Right (To Party)", da fase alternativa ("So Wat'cha Want", "Graditude"), ou do alinhamento perfeito com o Grunge ("Sabotage"). Vídeos então, dá pra assistir uma playlist com uns quinze clipes. Mas me pergunto, será que eu ouviria de boa aqueles discos com vinte músicas? E Hip hop não é o meu forte.


 Carpenters


Resultado de imagem para carpenters

  A dupla de Soft Rock é considerada por alguns como bem cafona. Por outro lado, receberam uma linda homenagem, um disco tributo com bandas de Rock Alternativo interpretando suas canções. O Sonic Youth regravou a bela "Superstar". O som da dupla podia ser cafona e careta, mas perto da falta de qualidade do Pop de hoje, torna-se algo espetacular e necessário.


 Janet Jackson


Resultado de imagem para janet jackson 90s

 O segundo nome mais famoso do clã Jackson foi um verdadeiro fenômeno na virada dos anos 80 para os 90 e chegou até a ofuscar e influenciar o famos irmão. Porém por aqui esse sucesso não repercutiu muito. A fase do álbum Janet, de 93, é um grande ápice com grandes músicas como "That's the way Love Goes", "If" e "Again". Uma das grandes mulheres do Pop, muito tempo antes de qualquer uma ser considerada diva, como hoje.

  Rage Agains the Machine


Resultado de imagem para rage against the machine

  Revolucionários tando musicalmente quanto em questões ideológicas, o RATM deixou fortemente a sua marca na história da Música. Os vocais de Rap de Zac De la Rocha e as guitarras estilo "Scratch" de Tom Morello deixaram os roqueiros dos 90 malucos. "Balls on Parade" é uma porrada inesquecível, sem falar em "Killing in the Name". Até peguei o álbum Evil Empire pra ouvir na época. Uma coisa é certa, não sei se consigo ouvir um ou dois discos seguidos deles.


  Lionel Ritchie


Imagem relacionada


  O ex líder dos Commodores era presença onipresente nas rádios e videoclipes na primeira metade dos anos 80. "Hello", "Say You, Say Me", "All Night Long" e, claro "We Are the World" marcaram demais aquele período. Da fase da sua antiga banda, "Easy" talvez seja seu tesouro mais valioso.

 Iron Maiden

Resultado de imagem para iron maiden 80s

 Faltou conhecer mais a obra de Bruce Dickinson, Steve Harris e cia. Uma "The Number of the Beast" aqui, uma "Fear of the Dark" ali...ou assistir pelo menos um dos tantos shows que fizeram por aqui.

  Queens of the Stone Age


Resultado de imagem para queens of the stone age

  Apesar de terem surgido no final dos anos 90, ainda hoje é um dos pouquíssimos grupos a honrar o verdadeiro Rock n' Roll. O líder Josh Homme pode trabalhar tanto com Foo Fighters quanto Artic Monkeys ou Elton John. "Feel Good Hit of Summer", "No One Knows", "Little Sister", "Burn the Witch" são alguns dos clássicos da banda.

  White Stripes / Jack White


Resultado de imagem para white stripes

  A qualidade do som da dupla é inquestionável, tudo que eu pude ouvir deles é excelente. É um som feito como no passado, mas que soa absolutamente fresco e moderno, realmente genial. Tiveram até direito a ter um enorme clássico que é até entoado em estádios ("Seven Nation Army") mas é "Icky Thump" que é de longe a minha preferida. Se ouvi pouco dos Stripes, a obra solo de White foi ainda mais de difícil acesso.

  Billy Joel


Resultado de imagem para billy joel 70s

  O "Elton John americano" tem incontáveis hits na carreira, mas eu não tive acesso a tantos assim. "Piano Man", "My Life", "Honesty" , "Just The Way You Are" e "Uptown Girl" são alguns dos que pude amar, com certeza.

  Lenny Kravitz


Resultado de imagem para lenny kravitz 90s

  Entre 89 e 91 pouca coisa era tão cool quanto Lenny Kravitz. Era retrô ao extremo, dava até pra, sei lá sentir o cheiro dos anos 70. Em 93 ele já estava no auge com "Are You Gonna Go My Way". Em 98 se reinventou com o álbum V e hits como "Fly Away" e "I Belong To You". Na década seguinte ficou mais cafona. Está retornando aos poucos como em "The Chamber".

   Hal & Oates (Daryl Hall and Jon Oates)


Resultado de imagem para hall and oates

  Conheci muito tardiamente. Como assim, eu não conhecia aqueles clássicos dos anos 80? Claro que sim, mas até se ligar que todos aqueles hits eram da dupla levou tempo. E fora as mais antigas dos 70 e comecinho dos 80 que só fui conhecer mais recentemente mesmo. Como "Rich Girl" ou "Kiss on my List". Já das outras como "Maneater", "I Can't Go For That" ou "One on One", impossível saber qual é melhor...

  Beyonce

Imagem relacionada

  Não curto Destinys Child ou o início da carreira solo de Beyonce. Mas à partir do álbum I am...Sasha Fierce ela chegou a outro nível. Os últimos discos, Beyonce e Lemonade foram ainda a outro patamar. Prova disso é que suas músicas nem são mais tão populares. Um verdadeiro absurdo que ela tenho perdido pelo menos umas três vezes o Grammy de Álbum do Ano. Ela tem meu respeito, mas entrar na lista principal pode soar bem estranho.

  Bob Marley


Resultado de imagem para bob marley

  Não gosto de Reggae, principalmente do estilo de vida dos seus admiradores mais radicais. Mas não tem como não adorar Marley. É como algúem não gostar de Rock mas adorar os Beatles: suas obras vão além de seu estilo. O jamaicano tem hits o suficiente para que facilmente se conheça bem a sua obra. Ele entrar na lista principal poderia ser bem óbvio: tanto um sessentão quanto um adolescente de 13 anos podem o adorar.

  Whitesnake


Resultado de imagem para whitesnake

  "Love Ain't no Stranger" foi uma das primeiras músicas de Rock que ouvi na vida, em 84. Em 87 eles estavam no auge. Dez anos depois eu "vi" um show deles num festival que fui apenas pra acompanhar umas garotas. Não me lembro de absolutamente nada, pois estava vivendo em outro mundo, sei lá...se fosse hoje eu aplaudiria e respeitaria muito o Sr. Coverdale.

  Earth, Wind and Fire



Resultado de imagem para earth wind and fire hits


  Um supergrupo como,infelizmente, não é possível existir mais hoje em dia. Uma verdadeira fábrica de hits, como "September" e "Boogie Wonderland". Ah, os anos 70, quando talento e grandiosidade eram fundamentais...

  
  Tina Turner



Imagem relacionada


  Quando eu era criança peguei a fase do auge dela, quando certamente era uma das maiores artistas do mundo. Quando ela veio ao Brasil em 88, fez shows arrasadores. Depois descobri mais sobre o passado dela e vi sua espetacular participação no filme Tommy, Ópera rock do The Who. Uma das maiores vozes e uma das maiores performers do Rock n' Roll.




  Sonic Youth


  



Resultado de imagem para sonic youth

 Pioneiros e heróis do Rock Alternativo, surgiram nos anos 80, época em que o gênero estava confinado à escuridão. Com a explosão do estilo na década seguinte, até gozaram de certa popularidade com vídeos na MTV e algumas faixas tocando nas rádios de Rock. Claro que pouca coisa era possível de ser digerida pelo grande público, pois o grupo tinha a experimentação a sua maior característica. Depois daqueles doces anos 90 não tive mais acesso a nada deles.


  Lou Reed



Resultado de imagem para lou reed new york


  Um dos maiores gênios do Rock n' Roll e também um dos artistas mais excêntricos. Da sua consagradíssima (pela crítica e artistas) banda Velvet Underground conheço menos ainda. O início da sua carreira solo gerou as obras-primas Transformer e Berlin, e clássicos como "Satellite of Love", "Perfect Day" e "Walk on the Wild Side". Nos anos 80 fez músicas e vídeos comerciais para estourar na MTV, mas não deu muito certo. Anos depois voltou a lançar obras-primas como New York e Magic and Loss. Fez dueto com Bono na Zoo TV tour e lançou o disco Lulu com o Metallica em 2011, dois anos antes de sua morte.

  





  Os que não entrariam mesmo...


  The Offspring


  


Resultado de imagem para the offspring



 Eles têm até algumas músicas boas, como "Self Steem" e "Smash it Up", mas a mania de ser uma banda adolescente bobalhona enche o saco.


  Whitney Houston


Resultado de imagem para whitney houston

  Presente em qualquer top 3 de maiores cantoras da História, foi também uma das artistas de maior sucesso dos anos 80 e 90. Suas músicas também são sinônimo de cafonice e eram as favoritas do Psicopata Americano (aquele fime com Christian Bale). E olha que eu adoro o filme O Guarda-Costas. 
  

Sex Pistols



Imagem relacionada



  Quando eu era criança eu era fascinado pela estética Punk. E achava que o Punk havia surgido na Inglaterra. Estava enganado de todos os modos.
 

 Creed



Resultado de imagem para creed banda

  Teve muitas épocas em que tive raiva do Pearl Jam, imagina o que eu acharia dessa cópia deles. Cópia nos vocais, no som fica muito aquém, é cafona e pretensioso.


  Green Day



Imagem relacionada

  Não gosto de Punk, e quando o Green Day estourou com Dookie eu achava que era uma banda bem imbecil. Como explodiram e logo depois poderiam sumir do mapa, foram obrigados a gravar uma balada anos depois ("Good Ridance (Time of Your Life)"). O disco American Idiot foi uma bela surpresa e foi como se a geração 2000 pudesse ter um The Who para si. Quase entraria na lista por esse disco, mas todo o resto pesa contra.

  Janis Joplin



Resultado de imagem para janis joplin

  Uma das artistas mais importantes dos mágicos anos 60, se tornou uma lenda e considerada a maior cantora de Rock n' Roll da história. Mas não curto. Acho meio chato. E quando eu conheço alguma mulher que gosta, ela gosta muito, acho que provavelmente é sua artista favorita.

  Limp Bizkit



Resultado de imagem para limp bizkit


  Pra muita gente os anos 90 foram maravilhosos. Pode até ser, mas acho que não se lembram dessa parte. Nu Metal, mais pra Hip-Hop do que pro Metal. Visual e clipes rídiculos que tiraram o Deadpool do sério. Um disco que tinha um nome que na verdade era uma grosseria impublicável. Depois de vender muitos milhões de cópias, finalmente vi uma coisa boa, uma versão de "Behind Blue Eyes" em que descobri que, olha só, o cara cantava bem. Tarde demais, os quinze minutos de fama já haviam acabado.


 Linkin Park




Resultado de imagem para linkin park

 Mais um grupo de Nu Metal onipresente, só que nos anos 2000. Mostrava que o Rock tinha que ser no grito, literalmente. E o excesso de sintetizadores mostravam que a banda queria ser o futuro do Rock. No começo daquela década estavam absolutamente no augue, conquistando discos de diamante, gravando álbum com Jay-z e tocando no Morumbi para um público de 70 mil pessoas. A música "Breaking the Habit" foi provavelmente a única que gostei, além do belo vídeo. O declínio na década seguinte foi inevitável e, infelizmente, a tragédia também.


  Alanis Morissette



Resultado de imagem para alanis morissette 90s

  Depois de vender 30 milhões de cópias do disco Jagged Little Pill entre 1995 e 96 acreditava-se que a jovem cantora canadense se tornaria um dos maiores nomes da música mundial. Com a insignificância que se mostrou nos álbuns seguintes, ficou comprovado que tamanho sucesso descomunal era retrato de uma busca desesperada por novos ídolos que se tornou comum na segunda metade dos anos 90, nos EUA (Hootie and the Blowfish, Matchbox 20...). No caso da Alanis, acreditava-se que seria a nova Janis Joplin, ou algo do tipo. Era uma compositora séria, que falava sobre dor e traumas...na verdade era um ídolo teen de pop descartável, no início da carreira em sua terra natal. Tem um episódio hilariante em How I Met Your Mother que faz uma sátira baseada nela.






 Francisco de Oliveira Junior

  

  

  
  



  

    

  
     
















Um comentário:

  1. Parabéns Júnior, gostei das bandas que faltaram e você também foi bem sagaz, ao mencionar as bandas e artistas que não entrariam mesmo na lista dos mais importantes do mundo da música. Houve uma boa sincronia em nossos gostos músicais. Parabéns e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]

Nossas Redes Sociais
| Designed by Colorlib