Post Page Advertisement [Top]

CinemadestaquesDiretoresVideos

Videoclipes - Os Maiores Diretores





Resultado de imagem para mark romanek spike jonze michel gondry



  Consegui a difícil missão de listar os cem melhores vídeos de todos os tempos. Ou chegar perto disso, já que alguns muito importantes acabaram ficando de fora. Não se pode dizer que a lista era exatamente dos cem melhores, pois para isso poderia ser que fosse necessário que constasse uns dez vídeos de cada artista como R.E.M., Björk, Smashing Pumpkins, Madonna, entre outros. Era necessário que houvesse uma variedade de estilos, tanto musical quanto de imagens e narrativas.
  Chegou uma época, mais especificamente os anos 90, em que os diretores dessas obras passaram a ser aclamados e, muitas vezes mais importantes até que os próprios artistas. Muitos deles fizeram facilmente a transição para o mundo do Cinema (David Fincher, Spike Jonze, Michael Gondry...). Muitas vezes ocorreu o contrario, mestres da sétima arte fizeram grandes vídeos (Martin Scorcese, John Landis, Gus Van Saint...)
  O objetivo desse texto é homenagear os diretores que fizeram a história dos vídeo musicais. De acordo com o que eu conheço e acompanhei de verdade, sem precisar ficar fazendo pesquisas para ser completo ou definitivo. Então, normal que muitos grandes diretores fiquem de fora.
  
  Russell Mulcahy

Resultado de imagem para russell mulcahy

 Resultado de imagem para duran duran - the wild boys video Resultado de imagem para total eclipse of the heart video


 O diretor australiano foi um dos mais importantes dos anos oitenta, principalmente por causa dos vídeos do Duran Duran, banda que sempre é lembrada por ter feito os videoclipes se tornarem essenciais para a Indústria musical. "Save a Prayer", "The Wild Boys" e "The Reflex" são alguns dos grandes vídeos que ele fez para a banda inglesa. Ele também fez grandes trabalhos para Elton John, Rolling Stones, Fletwood Mac, Bonnie Tyler e Culture Club, entre outros. Fez muitos filmes, sendo o mais famoso deles o inesquecível Highlander, O Guerreiro Imortal (1986).

 Julian Temple

Imagem relacionada

Resultado de imagem para jazzin for blue jean  Resultado de imagem para neil young this note's for you video
Resultado de imagem para into the great wide open video  Resultado de imagem para come undone video

 O inglês que fez filmes sobre os Sex Pistols foi um dos grandes nomes dos vídeos, nos 80, mas fez muita coisa boa nas décadas seguintes também. Seus primeiros trabalhos foram vídeos para Rolling Stones, Judas Priest e David Bowie. Em 1986 fez um filme musical com Bowie e Sade, chamado Absolute Beginners, nome também do vídeo com o próprio Bowie, um dos melhores do astro. Também de Bowie, o vídeo de "Jazzin for Blue Jean" ganhou o Grammy de Melhor Vídeo. Nos anos seguintes, fez clipes inesquecíveis para Neil Young ('Rocking in Free World", "This Note is For You", "Harvest Moon"), Tom Petty  ("Free Fallin", "Into the Great Wide Open"), Enigma ("Return to Innocence") e Duran Duran ("Come Undone"). Em um de seus filmes revelou sua filha Juno, que hoje vive o auge da carreira: participou de filmes como Malévola e séries como Vynil e Dirty John.

  Anton Corbijn

Resultado de imagem para anton corbijn 80s

Resultado de imagem para never let me down again depeche mode  Resultado de imagem para echo and the bunnymen videos

Resultado de imagem para heart shaped box video Imagem relacionada
  
 Corbijn era fotógrafo e, com certeza foi o principal representante do Rock Inglês nos anos 80, pois fez inúmeros trabalhos com Echo and the Bunnymen, Depeche Mode, Joy Division, U2 e Eurythimics, entre outros. Ele fez muitas capas de discos e encartes como os belíssimos de The Joshua Tree e Achtung Baby, do U2. Quando ele passou a fazer vídeos, o Depeche Mode optou por trabalhar apenas com ele, que dirigiu muitos vídeos para a banda, inclusive os belíssimos "Never Let me Down Again", "Personal Jesus" e "Enjoy the Silence". Fez a primeira versão para "One" do U2, que acabou sendo banida.Dirigiu "Heart Shaped Box" do Nirvana e "Liar" da Rollins Band, trabalhos com artistas americanos dos anos 90, época em que também trabalhou com Metallica, Roxette, Bryan Adams, Johny Cash e outros.
  O estilo de seus vídeos era mais simples, apoiado pela marcante fotografia. Alguns do Depeche Mode eram carregados no preto e branco, o do Nirvana é bem iluminado, o da Rollins Band é bem colorido. 
  Em 2007 dirigiu um filme muito importante, Control, sobre o Joy Division e seu líder que se matou, Ian Curtis. 

  David Fincher

  Resultado de imagem para david fincher  
  Resultado de imagem para vogue madonna video Resultado de imagem para janies got a gun video



 Apesar de ter feito o filme Alien 3, foi com Seven - Os Sete Crimes Capitais que o diretor mostrou seu estilo e se tornou um dos maiores cineastas de lá para cá. Isso ficou mais forte ainda depois de O Clube da Luta (1999). 
  Fincher fazia vídeos grandiosos e luxuosos como "Vogue" da Madonna e "Who Is It?" de Michael Jackson. Em alguns casos eram verdadeiras produções cinematográficas como "Janie's Got a Gun" do Aerosmith e "Bad Girl" da Madonna. 

  Wayne Isham

Resultado de imagem para wayne isham   
Imagem relacionada  Resultado de imagem para you give love a bad name bon jovi video

Resultado de imagem para symphony of destruction video Imagem relacionada

 O diretor norte-americano foi o principal nome responsável pelos vídeos de bandas de Metal e Hard Rock nos anos 80. Fez muitos vídeos para artistas como Judas Priest, Mötley Crüe, Bon Jovi, Def Leppard, Ozzy Osbourne, Skid Row, Queensrÿche, Metallica, entre outros. É um grande especialista em gravar performances ao vivo.
   Trabalhou também com muitos artistas Pop, como Ricky Martin, Britney Spears e NSYNC. Em 2009 dirigiu "Resistance" do Muse, que mostrava a superprodução do show da banda.

  Mark Pellington

Imagem relacionada

Resultado de imagem para one buffalo version  Resultado de imagem para jeremy pearl jam


 Conheci Mark Pellington quando ele foi consagrado no Video Music Awards de 1993, pelo vídeo "Jeremy" do Pearl Jam, obra-prima que emocionou o mundo. Assim eu soube que ele havia feito outro lindo vídeo, "One" (versão dos búfalos) do U2. E agora pude saber que fez outros lindíssimos como "Drive" do R.E.M. e "Beautiful Girl" do INXS
  Me lembro de quando estreou o filme O Suspeito da Rua Arlington, com Tim Robbins e pensava que era sua estreia no Cinema, mas já era seu segundo longa-metragem.

  Stéphane Sednaoui

Resultado de imagem para stephane sednaoui

Resultado de imagem para u2 mysterious ways Resultado de imagem para breaking the girl red hot chili peppers

Resultado de imagem para today smashing pumpkins Resultado de imagem para ironic alanis morissette  

  O francês é um verdadeiro mestre das cores e seus vídeos psicodélicos são belíssimos e atemporais como "Give it Way" e "Breaking the Girl" dos Red Hot Chilli Peppers, "Mysterious Ways" do U2, "Today" do Smashing Pumpkins e "Sly" do Massive Attack, todos do começo dos anos 90, época em que ele simplesmente reinava entre os vídeos exibidos na MTV. Na segunda metade da década fez "Ironic" e "Thank U" da Alanis Morissette, "Scar Tissue" e "Around the World" dos Red Hot Chilli Peppers e "Discothèque" do U2. "Dream On" do Depeche Mode, de 2001, parece uma fusão dos dois últimos citados do Red Hot. Um DVD homenageando o seu trabalho foi lançado em 2005.

 Spike Jonze


Resultado de imagem para spike jonze

Resultado de imagem para sabotage beastie boys Imagem relacionada
Resultado de imagem para bjork it's oh so quiet Resultado de imagem para praise you
Resultado de imagem para weapon of choice

 Acredito que Spike Jonze seja o mais célebre dos diretores de vídeoclipes. Seus vídeos são extremamente populares e ele ainda parece em alguns deles.
 Conheci Jonze, claro, através de "Sabotage" dos Beastie Boys. O vídeo foi uma verdadeira revolução nos anos 90: satirizava séries e filmes policiais dos anos 70, era rápido e cru, assim como a música. Jonze era o favorito para o prêmio de Direção mas o prêmio acabou indo para Jake Scott por "Everybody Hurts" do R.E.M. Um cara vestido com trajes típicos de alemão interrompeu o discurso do vencedor e protestou pela derrota de Jonze. Era Adam Yauch dos Beastie Boys. No ano seguinte Jonze ganhou por "Buddy Holly" do Weezer. "It´s Oh So Quiet" da Björk foi outro vídeo maravilhoso, lançado em 1995.
 O vídeo de "Praise You" do Fatboy Slim, com participação dele próprio, foi aclamadíssimo e venceu os prêmios de Direção e Vídeo Inovador no VMA's 1999. Com "Weapon of Choice" , também de Fatboy Slim, venceu o total de seis prêmios no VMA's e também, o Grammy de Vídeo do Ano.
  O diretor estreou no cinema em 1999 com Quero Ser John Malkovich e, logo de cara foi indicado ao Oscar de Melhor Direção. O filme é bem maluco e extraordinário, assim como seus vídeos. Adaptação, de 2002 teve indicações para Ator e Roteiro. Ela, de 2013 lhe deu a estatueta de Melhor Roteiro. Ele ainda participou de muitos filmes como ator, como Três Reis e O Lobo de Wall Street.

 Mark Romanek


Imagem relacionada

Resultado de imagem para rain madonnaImagem relacionada
Resultado de imagem para scream michael jackson videoResultado de imagem para red hot chilli peppers can't stop
Resultado de imagem para taylor swift shake it off

 Com certeza um dos maiores diretores de todos os tempos,junto com Spike Jonze e Michael Gondry. Romanek fez verdadeiras superproduções que custaram milhões de dólares como "Scream" de Michael e Janet Jackson, ou "Bedtime Story" da Madonna, ambos vídeos futuristas. O diretor criava novos mundos à sua maneira, como a arena setentista imaginária de "Are You Gonna Go My Way?" de Lenny Kravitz, o futuro em preto e branco de "Scream", o ambiente fosco e sombrio de "Closer" do Nine Inch Nails. Seus vídeos tinham cenografia e fotografia impressionantes, como o belíssimo "Rain" de Madonna no qual aparecia o artista japonês Ryuchi Sakamoto. Talvez seu trabalho mais aclamado seja "Closer", uma verdadeira obra-prima, talvez o vídeo que mais represente os alternativos anos 90. Fez vídeos antológicos também para Janet Jackson ("Got 'til It's Gone") e Johnny Cash ("Hurt"), estes dois lhe renderam o Grammy de Melhor Vídeo (ele é o único diretor a vencer três vezes). Nas décadas seguintes fez grandes trabalhos para Red Hot Chilli Peppers, Jay-Z e Taylor Swift, entre outros.
  Em 2002 ele dirigiu o filme Retratos de Uma Obsessão, em que Robin Williams era um vilão. 2010 foi o ano de Não Me Abandone Jamais, com Andrew Garfield, Carrey Mullingan e Keira Knightley.

 Michael Gondry

Resultado de imagem para michel gondry


Resultado de imagem para human behaviour bjorkResultado de imagem para around the world daft punk
Resultado de imagem para foo fighters everlongImagem relacionada

Resultado de imagem para chemical brothers let forever be


O diretor  francês é um mestre dos sonhos, das ilusões e, também em confundir o espectador. Sua técnica é utilizada em praticamente todos os seus vídeos e, também em seus filmes, principalmente o acalamadíssimo Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças, que lhe deu o Oscar de Melhor Roteiro.
 Gondry ficou famoso mundialmente após ter dirigido "Human Behaviour" da Björk, em 1993, vídeo de encher os olhos já que trazia uma técnica totalmente inovadora. Com ela fez também "Army of Me" e "Bachelorette". Com o Foo Fighters fez "Everlong", que hoje está em diversas listas de melhores vídeos já feitos, assim como "Around the World" do Daft Punk. Fez muitos vídeos históricos também para Chemical Brothers como "Let Forever Be" e The White Strpes ("The Hardest Button to Button")

 Matt Mahurin

 Imagem relacionada

 Resultado de imagem para metallica the unforgiven Resultado de imagem para alice in chains angry chair

 Fotógrafo conceituado, Mahurin é especialista em vídeos obscuros, grande parte deles de bandas de Hard Rock e Metal como Metallica, Qüeensryche, Skid Row, Alice in Chains, Soundgarden, entre outros.
 Ele começou a carreira dirigindo vídeos do U2 e Peter Gabriel. Passou pelo auge do Hair Metal (Def Leppard, Motley Crue) e foi fundamental para o Grunge e Alternativo dos anos 90 (Alice in Chains, Soundgarden, Hole...) e trabalhou durante todo a carreira com outros artistas conceituados como R.E.M., Bon Jovi,Black Crowes e Tom Waits.

   
 Floria Sigismondi

 Resultado de imagem para floria sigismondi  
 Imagem relacionada Resultado de imagem para supermassive black hole video
  
Sem saber nada sobre a diretora já é possível saber que ela é uma artista plástica, pois seus vídeos são obras de arte vivas, reforçando os cenários e outros detalhes, mesmo que o próprio artista tenha menos destaque ou se torne um "objeto" em cena. 
 Ficou muito famoso o vídeo sombrio e bizarro de "The Beautiful People" de Marylin Manson. "Little Wonder" de David Bowie casou perfeitamente com a fase e o visual que o Camaleão estava atravessando. "Fighter" de Christina Aguilera inseriu a cantora teen em um belo momento artístico. "Blue Orchid" do White Stripes é uma pintura linda e bizarra. "Supermassive Black Hole" do Muse tem muita cor, arte, decoração vintage, como se desse vida à algumas capas de discos progressivos.
  Não me surpreende que hoje em dia ela tenha dirigido alguns episódios de American Gods, algo que é completamente visual.

 Jonathan Dayton e Valerie Faris

 Imagem relacionada

 Imagem relacionadaResultado de imagem para smashing pumpkins tonight
 Resultado de imagem para korn freak on a leash videoResultado de imagem para otherside music video

 Um casal norte-americano que fez belíssimos trabalhos desde o início dos anos 90. O primeiro vídeo que conheci deles foi "Pets" do Porno for Pyros de 1993. A consagração total veio com "1979" e "Tonight, Tonight" dos Smashing Pumpkins, este último ganhou seis prêmios no VMA's 96, incluindo Melhor Vídeo e, "1979" venceu como Melhor Vídeo Alternativo.  Trabalharam com Oasis em "All Around the World" e Travis ("Sing"). Em "Freak on a Leash" do Korn dividiram a direção com o mestre dos quadrinhos Todd McFarlane e venceram o Grammy. Com os Red Hot Chilli Peppers inciaram uma parceria em que fizeram vídeos dos mais variados estilos. Em "Otherside" fizeram uma bela recriação de filmes expressionistas como O Gabinete do Dr. Caligari, filme alemão dos anos 20. "Californication" era um coloridíssimo vídeo game moderno, não por acaso deixou a molecada louca. "Road Trippin" era simples e bonito com a banda na praia e depois tocando no pôr-do-sol. "By the Way" era bem colorido e mostrava a banda resgatando o vocalista Anthony Kiedis de um fã maluco. "The Zephyr Song" era psicodélico.
  Estrearam no Cinema com Pequena Miss Sunshine que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme. Tinha um ótimo roteiro e elenco, além das cores de seus vídeos. Não por acaso o carro da família da história era uma Kombi amarela.

  Jonas Akerlund

  Resultado de imagem para jonas akerlund


Resultado de imagem para smack my bitch upImagem relacionada
Resultado de imagem para smashing pumpkins try try tryResultado de imagem para lady gaga telephone


  Akerlund é sueco e, desde o começo dos anos 90 dirigia vídeos para artistas conterrâneos, incluisive a célebre dupla Roxette. Ele se tornou mundialmente conhecido no final de 1997, após o vídeo de "Smack my Bitch Up" do Prodigy. O clipe era pesadíssimo, com cenas de drogas, sexo e violência e até hoje é banido. Não demorou muito para Madonna o chamar para dirigir um vídeo seu, no caso "Ray of Light" do álbum de mesmo nome. O vídeo ganhou sete prêmios no VMA's 1998, incluindo Vídeo do Ano. Logo passou a trabalhar com Metallica ("Whiskey in the Jar"), Smashing Pumpkins ("The Everlasting Gaze"). Fez "Music" para Madonna e "Beautiful Day" e "Walk On" para o U2.
  Seu estilo na maioria das vezes é polêmico e chocante. "Try, Try, Try" dos Pumpkins é certamente um dos vídeos mais fortes de todos os tempos. Em "Come Undone" de Robbie Williams, belas mulheres estão cobertas de insetos repugnantes. "Telephone" de Lady Gaga e Beyonce é uma bela homenagem aos filmes de Quentin Tarantino. 
  Além dos prêmios no VMA's, ele é um colecionador de Grammys.






 Sophie Muller

 Resultado de imagem para sophie muller video director  
 Resultado de imagem para the killers mr brightside Resultado de imagem para gwen stefani cool video

 Essa diretora tem um extenso currículo, já que trabalha ativamente desde o comecinho dos anos 80 até os dias de hoje. Podemos dizer que é uma diretora que tem o luxo e glamour como estilo. Entre os artistas que mais trabalhou estão Eurythimics, Sade, Annie Lennox, Garbage, No Doubt, Gwen Stefani, Blur e Sophie Ellis-Bextor. Trabalhou também com The Killers, Björk, Coldplay, Maroon Five, One Direction e muitos outros. Alguns bons exemplos do estilo dos seus vídeos são "Mr. Brightside" do The Killers e "Cool" de Gwen Stefani, todos eles com lindos figurinos e muito brilho.

 Samuel Bayer

Imagem relacionada

Resultado de imagem para nirvana smells like spirit Resultado de imagem para blind melon no rain
Resultado de imagem para green day american idiot video Resultado de imagem para what goes around comes around video


 O diretor norte-americano iniciou sua carreira bem no comecinho dos anos 90, logo com "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana. Logo se destacou na década em que ocorreu a explosão do Rock Alternativo e da nova geração de grandes diretores de vídeos. Em 93 o vídeo de "No Rain" do Blind Melon explodiu na MTV.  Depois disso trabalhou com The Cranberries, David Bowie, Garbage, Metallica, Rolling Stones e Marylin Manson, entre muitos outros. Fez inúmeros videos para o Green Day, principalmente na fase American Idiot. Com o vídeo de longa duração "What Goes Around...Comes Around" de Justin Timberlake, venceu o VMA's de Melhor Direção.  Em 2010 dirigiu o remake A Hora do Pesadelo.




 Diretores de Cinema que fizeram vídeos


 John Landis

Resultado de imagem para john landis black or white


 O diretor do melhor vídeo de todos os tempos fazia as mais malucas comédias do começo dos anos 80, como Trocando as Bolas e Os Irmãos Cara de Pau. Mas ele só fez "Thriller" após o sucesso do horror  e Um Lobisomem Americano em Londres que Michael Jackson assistiu e ficou impressionado. A parceria deu tão certo que, muitos anos depois fizeram outro enorme sucesso, "Black or White", primeiro vídeo do álbum Dangerous 

  Martin Scorcese

Resultado de imagem para martin scorsese bad


  Em 1987 o diretor já era um dos mais importantes do Cinema dos EUA, devido às suas obras-primas Taxi Driver, Touro Indomável, entre outras. Foi nesse ano que ele foi convocado para dirigir "Bad" de Michael Jackson. O diretor retratava em seus filmes a barra pesada de Nova York. Era tudo que Michael queria para sua nova fase: o vídeo se passava numa estação de metrô e Michael aparecia com seu novo visual, estilo bad boy e estava rodeado de caras da pesada. Um dos melhores vídeos do astro, com coreografias espetaculares. A raramente exibida versão longa trazia uma grande sequência em preto e branco e tinha o ator Wesley Snipes.

 Gus Van Sant

 Resultado de imagem para gus van sant hanson

 O diretor de Filmes de Arte e Independentes como Drugstore Cowboy, Garotos de Programa e Gênio Indomável, dirigiu uma boa quantidade de vídeos musicais. Dos que eu assisti na época, "Fame '90" de David Bowie e  "Under the Bridge" dos Red Hot Chilli Peppers. Ele fez até um vídeo para a Boy band Hanson, "Weird". 


 Spike Lee

Resultado de imagem para spike lee michael jackson brasil

 Michael Jackson adora trabalhar com grandes diretores e, quando decidiu fazer o vídeo de "They Don't Care About Us" no Brasil chamou o polêmico diretor e ativista. Gravaram no Pelourinho em Salvador, com o grupo Olodum; e no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. O grupo Olodum adcionou suas batidas percussivas à batida eletrônica da música. Apesar desse vídeo ter ficado muito famoso, houve ainda um outro, gravado numa prisão, também dirgido por Lee. 
  Na época do seu grande sucesso, Faça a Coisa Certa (1989), Lee dirigiu o vídeo do Public Enemy, "Fight the Power" que era trilha do filme. Com o passar dos anos dirigiu também para outros artistas como Prince, Eminem e The Killers.   

 Win Wenders

 Resultado de imagem para wim wenders u2


 O alemão, mestre dos Filmes de Arte e do Cinema Europeu, é muito amigo da banda U2. Tanto que gravou o vídeo "Night and Day" na sua própria residência, em Berlin. Anos depois, na mesma cidade, ele dirigiu o belíssimo vídeo de "Stay (Faraway, So Close)", já que a música fazia parte da trilha do seu filme Tão Longe Tão Perto (1993).


 Paul Thomas Anderson

 Resultado de imagem para paul thomas anderson radiohead


 O diretor de Filmes de Arte convocou o guitarrista do Radiohead, Johny Greenwood para compor a trilha sonora de alguns de seus filmes como Sangue Negro e Trama Fantasma. Anderson dirigiu para a banda o vídeo de "Daydreaming". As imagens e locações lembraram seu filme de 2002, Embriagado de Amor.


                                                 Francisco de Oliveira Junior


  



  

  

2 comentários:

  1. Muito boa essa matéria com os melhores diretores de vídeo clipes, e porque não dizer diretores de cinema também, pois muito deles se consagraram nas telonas também. Sou um grande admirador dessa arte também. Parabéns pela matéria, Júnior. Um abraço!!!!

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]

Nossas Redes Sociais
| Designed by Colorlib